Meio Bit » Arquivo » Ciência » Não perca dia 20/5 o lançamento secreto da USAF

Não perca dia 20/5 o lançamento secreto da USAF

X-37B, a nave espacial secreta da Força Aérea dos EUA, que passou 675 dias em órbita em missão secreta irá voar de novo. Clique e descubra tudo sobre o lançamento secreto de 20 de maio…

9 anos atrás

maxresdefault

Uma vez, muito tempo atrás uma ex minha concordou. Eu poderia pegar a secretária da firma dela — carinhosamente apelidada de Mirabel — com a condição de que ela nunca poderia saber e eu não contaria pra ninguém. Fiquei indignado, afinal de contas qual a graça?

Essa é a situação do público médio americano. Nos bons e velhos tempos da Guerra Fria a idéia de Segredos de Estado fazia sentido. Havia coisas que as pessoas comuns não deveriam saber, e todo mundo concordava. Hoje ou um segredo é muito bem guardado ou todo mundo exige detalhes.

Por isso o X-37 é um dos segredos mais mal guardados da história.

Quando o SR-71 foi construído as peças eram encomendadas por empresas-fantasma de fornecedores espalhados pelos EUA, o avião era levado desmontado pras pistas de teste. Uma vez quando ele já era de conhecimento público um plastimodelista foi interrogado pelo FBI. Ele postou uma foto de um modelo e a Força Aérea queria saber “quem estava no outro avião”.

x37

Hoje a Força Aérea dos EUA não se preocupa mais em esconder os lançamentos. Há gente demais filmando, fotografando e acompanhando. Astrônomos amadores sabem exatamente onde estão todas as naves e satélites. Entre elas o X-37B, uma mini-nave reutilizável não-tripulada que bateu vários recordes de permanência no espaço. Só não dizem fazendo o quê.

Agora ele vai subir de novo. Mais precisamente dia 20 de maio. Ao contrário das outras vezes avisaram que ele irá testar Motores Hall, baseados no Efeito Hall, descoberto em 1879 por Edwin Hall. Esse efeito é a produção de uma diferença de voltagem potencial quando uma corrente elétrica é atravessada por um campo magnético perpendicular. Ou algo assim. Só sei que ele permite que você ionize gases inertes, como xenônio e os emita a uma velocidade muito grande, na casa de 10 km/s. Depois disso Newton assume.

Veja um aqui:

1280px-Xenon_hall_thruster

Esse é um protótipo do JPL, mas desde 1971, quando os soviéticos usaram um motor Hall em um satélite pela primeira vez, mais de 100 foram instalados em sondas e satélites, A vantagem é que, embora ele produza muito pouca propulsão, ele funciona por meses sem parar, a aceleração vai se acumulando e no final você atinge a velocidade que quer, gastando muito menos combustível.

O X-37B irá testar um motor desses, provavelmente mais eficiente, para mudanças orbitais rápidas do tipo que satélites militares exigem. O resultado dos experimentos, nunca saberemos, como nunca teremos idéia do que foi feito durante os 675 dias em que o X-37B (a USAF tem dois) que decolou 25/10/2012 ficou no espaço.

Fonte: RT.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários