Meio Bit » Arquivo » Ciência » Chega pra lá, Elon. Blue Origin quer um espaço na mesa

Chega pra lá, Elon. Blue Origin quer um espaço na mesa

Outro dia, outro bilionário que ir pro espaço. Será que estão montando Elysium? Espero que não. Dessa vez é Jeff Bezos, fundador da Amazon. Ontem voou pela primeira vez o Blue Sheppard, seu foguete reutilizável, e o bicho fez bonito…

9 anos atrás

“Passo a passo. Furiosamente.”

Antigamente bilionários gastavam suas fortunas em coisas como carros esportivos, iates, mansões, mulheres rápidas e cavalos lentos. Hoje isso mudou, os nerds conquistaram o mundo e mesmo o mais playboy dos bilionários, Richard Branson, se orgulha de investir em naves espaciais e submarinos.

Elon Musk, que fez sua fortuna com o PayPal hoje ganha dinheiro com a SpaceX enquanto sonha em colonizar Marte, mas ele não está sozinho. John Carmack gastou uma boa grana com a Armadillo Aerospace, que não deu muito certo, enquanto isso comendo pelas beiradas, fora dos holofotes ou mesmo das luzes de busca, vem Jeff Bezos.

Com US$ 40 bilhões no banco, o fundador da Amazon tem uma certa folga para brincar. E vem brincando com calma: com a Blue Origin, uma empresa dele, só dele, fundada em 2000 com a filosofia de fazer tudo, devagar, com calma. Nisso eles desenvolveram toneladas de tecnologia, vão inclusive fornecer motores para os foguetes Vulcan, da ULA.

Agora eles revelaram o primeiro vôo de teste do New Sheppard, uma nave 100% reutilizável para vôos suborbitais, principalmente turísticos. É essa trosoba aqui:

rocket_full_lightblue

A idéia é que ele decole, faça seu trabalho, libere a cápsula, ela volte em um pouso tradicional com para-quedas e o módulo principal pouse verticalmente. Dessa forma se o pouso não der muito certo, só se perde hardware.

A cápsula tem espaço para 6 pessoas, e janelas impossivelmente grandes:

capsule_side_white

O melhor: isso não é viagem de designer, não é sonho distante. O Blue Sheppard voou, ONTEM, em seu primeiro teste, atingindo quase 100 km de altitude, separando a cápsula e pousando-a com sucesso.

Blue Origin — First Flight

A única falha foi o pouso do foguete principal.

rocket_ring_full_white

Essas aletas direcionais consomem bastante fluído hidráulico, algo deu errado e ele não conseguiu pousar como deveria, mas como falaram, se fosse um lançamento convencional seria 100% de sucesso na PRIMEIRA tentativa. De uma empresa fundada 15 anos atrás.

Complicado achar pouco, enquanto há países com 50 anos de agência espacial e mal conseguem matar pinguins. Parabéns pra Blue Origin, dá gosto saber que como cliente da Amazon, meu dinheiro está ajudando a financiar essa brincadeira, e não salários de datilógrafos.

[ATUALIZAÇÃO]

Há boatos de que Jeff Bezos esteja baseando seu foguete em tecnologia kryptoniana roubada, mas isso é pura calúnia, o formato é puramente aerodinâmico.

Man_of_Steel

relacionados


Comentários