Meio Bit » Games » Evolução dos Games: do FIFA 94 ao FIFA 15

Evolução dos Games: do FIFA 94 ao FIFA 15

A franquia de futebol da EA pode ser usada pra gente avaliar a evolução de mecânica e gráficos na história dos videogames. Embarque nessa viagem no tempo com a gente!

9 anos atrás

fifa_capa_636_meiobit

Hoje vou me submeter ao sacrifício de falar sobre duas coisas que eu não suporto: videogames e futebol. Mas eu faço qualquer coisa para informar os leitores do MeioBit. Ok, não levemos isso ao pé da letra.

Acontece que os jogos da franquia FIFA (que já foi FIFA Soccer) é uma das mais longas e com maior sucesso na história dos games. Tudo começou em 15 de julho de 1993, quase um ano antes do tetra. O Nick Ellis estava lá, perguntem no Twitter que ele tem umas histórias boas dessa experiência. Mas vamos falar de FIFA!

Já faz um bom tempo que venho escrevendo sobre essa franquia, gravando podcasts sobre o assunto, divulgando análises de gráficos e, claro, jogando seus títulos.

fifa_prateleira_toad

FIFA é um jogo que já esteve presente em diversas plataformas, como Super Nintendo, Mega Drive, Sega 32X, Nintendo 64, Nintendo Wii, 3DO, PlayStation [desde o primeiro], Xbox [desde o primeiro], portáteis, smartphones, além do PC, claro. E apesar de toda a raiva que a EA nos faça passar por conta de seus tropeços e péssimo atendimento ao usuário, a empresa soube como explorar o melhor de cada uma dessas plataformas.

fifa94

Dê uma olhada na diferença de gameplay que existia nas primeiras versões, e como ele acontece na última versão do jogo:

FIFA HISTORY : 94-15

Você percebe como a versatilidade dos novos controles possibilitou toda uma alteração na dinâmica do jogo? Veja agora um comparativo com cobranças de pênaltis:

Penalty Kicks From FIFA 94 to 15

A mesma coisa agora, só que com cobranças de falta [a partir do FIFA 98]:

Free Kicks From FIFA 98 to 15

E isso sem contar os bugs. É bizarro ver que erros de cálculos de trajetória, atrito e colisores aconteceram em vários jogos da franquia, a exemplo do que aconteceu com praticamente todos os jogos já publicados, de acordo com sua respectiva época, evidentemente.

Bug della traversa in FIFA International Soccer

O que dizer de um jogador fantasma?

FIFA 14 Ghost Player Bug

Ou esse gol de mão validado pelo juíz? (ok, nem é um bug, é uma feature, e pode ser desativado no menu). O Maradona aprova.

Gol de Mão no FIFA 14

Ou talvez você prefira algo não ortodoxo, como uma cobrança de lateral a partir da linha de fundo?

Bug a Fifa 98: calciatore batte rimessa laterale accanto alla porta del portiere!

Aqui, uma comparação entre duas versões do Wii, uma plataforma na qual o jogo tinha uma usabilidade completamente peculiar, dos menus ao gameplay:

Wii FIFA 09 vs FIFA 10 [Original] HD

Podemos ver como as novas bibliotecas gráficas, hardware mais poderoso, bibliotecas de física e game engines foram tornando esses jogos algo bem mais próximo da realidade do que no começo dos anos 90.

Eu costumo dizer que, caso meus avós estivessem vivos, eu iria colocá-los sentados no sofá, ligar o videogame e mostrar uma partida para que eles avaliassem se aquilo era real ou não. Isso pois eles viveram uma época na qual não existiam recursos de simulação como temos hoje e certamente isso daria um nó na cabeça deles. Caso você queira fazer essa experiência por aí, nos conte como foi.

Ah, evidentemente não podemos afirmar aqui que a franquia FIFA engloba todas as alterações que aconteceram no mundo dos games, mas dentro de uma análise das características comuns à maioria dos jogos, a história da franquia se mistura a história dos games em si.

E pra você? Qual foi o ponto mais impressionante nessa evolução toda? Tem algo a acrescentar? É sempre bem vindo, deixe aqui embaixo na área de comentários.

relacionados


Comentários