Meio Bit » Arquivo » Ciência » Philae Ressuscitou!

Philae Ressuscitou!

Para alegria do Dr Matt Taylor, Philae acordou! Depois de 211 dias hibernando no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko o robozinho europeu deu sinal de vida!

9 anos atrás

tIdw6XAJR361CHXBQutG_mt

O Dr Matt Taylor está feliz.

A Missão Rosetta levou dez anos para chegar no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Foi uma órbita que é assustadora até no Kerbal. Eles passaram três vezes na Terra e uma em Marte para pegar impulso gravitacional, visitaram dois asteróides e só entam chegaram no cometa.

lançaram o Philae, um robozinho de 100 kg que deveria se fixar na superfície com arpões, coisa que se tivessem consultado Ismael, saberiam que nunca acaba bem. Não deu certo, o bicho quicou a uma altura de 455 m, pousou a 1 km do ponto planejado, quicou de novo e se alojou entre umas pedras, deixando na sombra a maior parte de seus painéis solares. 

Sem ter como recarregar as baterias, o Philae funcionou por 60 horas, mas no final entrou em hibernação, protegendo seus sistemas. A última mensagem, em 14 de novembro foi:

Os cientistas tinham esperança de que agora no final de agosto, com o cometa chegando em seu periélio energia suficiente atingisse os painéis para que ele tivesse como carregar as baterias o suficiente para que elas alimentassem os aquecedores e o computador fora do modo de hibernação.

rosetta-6-miles-10-kilometers-comet-67p

Nada não, só um cometa vista de menos de 10 km de altitude.

Era uma esperança, sempre válida mas as variáveis desconhecidas eram grandes demais, por isso foi enorme a surpresa quando, no final do último dia 13 a Agência Espacial Européia recebeu um chamado inesperado:

Isso mesmo. Depois de 211 dias, bem antes da mais otimistas das previsões o Philae acordou e animado. Mandou 300 pacotes de dados, em uma comunicação de 85 segundos. Uma análise dos pacotes reporta que o Philae está vivo e bem, com 24 W disponíveis para operações e temperatura interna de confortáveis – 35 ºC.

Agora é reorganizar a agenda de comunicações e baixar os mais de 8.000 pacotes de dados armazenados na memória do bichinho, enquanto ele começa a usar seus 10 instrumentos e chupar muita ciência daquele cometa!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários