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E3 2015 — FIFA 16: equilíbrio, treinamento personalizado e fim de jogadores com super poderes

MeioBit presente na E3. Hoje testamos o novo FIFA 16 e aqui estão vários detalhes desta que é uma das mais importantes franquias de futebol da história dos videogames.

5 anos atrás

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Hoje na E3 eu testei o FIFA 16, suas modalidades de jogo, times femininos e aqui estão minhas impressões à respeito do novo game da franquia de futebol da EA.

A primeira coisa a ser dita é que ficou mais que evidente que a EA está trabalhando arduamente pra trazer equilíbrio à experiência de seu jogo. No FIFA 15 muitos gamers reclamaram que jogadores como Cristiano Ronaldo e Messi pareciam ter super poderes. Quando arrancavam com a bola, quase nenhum zagueiro conseguia pegar. E era verdade. A boa notícia é que isso foi corrigido na nova versão. Em dois jogos alternados, fiz questão de jogar com Barcelona e Real Madrid e a promessa me parece que foi cumprida. Não consegui correr muito com nenhum dos jogadores sem ser ameaçado, o que me obrigou a passar a bola para outro jogador. Isso aumenta e muito a sensação de realidade e torna as partidas mais justas ou menos frustrantes.

O diretor de criação da empresa, Matthew Prior, esteve no evento contando todos os detalhes sobre os novos recursos de FIFA, as formas como sistemas de defesa foram melhorados e sobre o novo modo treino. No final da apresentação, fui conversar com ele pra tentar sanar algumas dúvidas.

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A primeira delas, claro, é se teremos times brasileiros nesta edição da franquia.

Esse é um detalhe que será revelado ainda este ano, mas no momento não posso comentar…

Pepéééém… Mas eu já imaginava que essa seria a resposta. Quando perguntei a ele qual era o novo recurso que ele mais gostou, a resposta foi taxativa:

Sem dúvida o que eu mais gosto é do novo sistema de treinamento. Com ele, mesmo quem está começando a jogar agora recebe dicas do que pode fazer em determinado momento do jogo. O software mostra ao player quais botões ele pode apertar, e qual será o resultado desta ação, isso traz uma relação de recompensa muito grande

Isso sem contar o fato de que mesmo jogadores com anos de FIFA poderão descobrir movimentos que eles sequer sabiam que existia. Pra quem acha que é meio “FIFA for Dummies”, posso garantir que você vai se surpreender ao aprender novos dribles, novas formas de marcação e movimentos.

A inteligência artificial está bem afiada. O computador, pautado nos atributos de cada um dos jogadores, executa reações muito mais naturais. Nas demonstrações apresentadas, um jogador correndo para trás, cobrindo um possível drible do atacante, tem um comportamento de proteção sem que você veja seu defensor passar batido como um robô descontrolado. O personagem mantém o foco na bola e vai andando pra trás, trocando de lado de acordo com o que o atacante está prestes a fazer.

Outro ponto que ficou assustadoramente natural, foi como zagueiros e laterais voltam pra marcar, caso os atacantes percam a bola, ou se antecipam a um lançamento ou passe. Isso sem contar que será possível “cancelar” um carrinho, pra evitar uma falta que colocaria sua meta em risco. Você começa o movimento para dar aquela rasteira, mas percebe que vai tomar um “dribre”, cancela o carrinho e o jogador tira o pé e levanta as mãos pra fazer aquela pressão com o juiz.

FIFA 16 Gameplay Innovations: Defense, Midfield, Attack

Prior também apontou um novo sistema de chutes, que aplica uma física ainda mais realista à bola, de acordo com o pé de quem chutou, posição em campo e força aplicada. É uma melhoria do que já víamos acontecer em FIFA 15, e tá agradável aos olhos.

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Falando em algo que salta no visual, os gráficos de FIFA 16 estão sensacionais. Eu ainda vejo onde melhorar na feição e rosto dos jogadores, mas as texturas de campo, torcida, kits de camisa, tudo isso está lindo demais.

Toad, e o futebol feminino?

Esse merece um destaque. Isso porque o trabalho que a EA fez aqui é pra aplaudir de pé. Se você está acostumado a assistir o futebol feminino, sabe que o tempo de bola, a forma de toque, o tipo de drible, tudo isso é peculiar. E, de forma magistral, a empresa conseguiu levar todos os pequenos detalhes pra dentro do jogo.

Ah, mas futebol feminino é chato” — diz o torcedor do campeonato brasileiro. É tudo uma questão de assistir, de entender as nuances. É um modo a mais de jogo e ele é bem divertido. Há todo um novo potencial a ser explorado. Vale a pena dar uma chance!

E o mais importante, como Prior me disse, é que o feedback tem sido bem positivo. Claro, sempre vai ter aquela meia dúzia de babaca, mas o diretor garantiu que o público está aceitando bem.

FIFA 16 será lançado em setembro desse ano. Dia 22 nos EUA, dia 25 no restante do mundo. E fique ligado no MeioBit para mais notícias sobre a E3.

P.S.: a título de curiosidade, joguei 3 partidas, com times diferentes. Apenas Xbox One estavam à disposição. No estande da Konami, apenas PlayStation 4. E cerveja, mas isso fica para o próximo post.

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Comentários

22 responses to “E3 2015 — FIFA 16: equilíbrio, treinamento personalizado e fim de jogadores com super poderes”

  1. Renan Carvalho says:

    Desculpa, mas se você e outros jogadores reclamam do Cristiano Ronaldo e Messi porque quando arrancam com a bola, quase nenhum zagueiro consegue pegá-los, acho que vocês nunca viram eles jogando na vida real. Se a EA tirou isso ela não aumentou o realismo, pelo contrário diminuiu...

    • Douglas Sousa says:

      Nenhum dos dois conseguem acertar 100% das arrancadas na vida real, nada mais justo que isso seja um pouco mais difícil virtualmente. Importante é eles serem os melhores no que fazem, não robôs programados para acertar e passar por qualquer um quando bem quiser.

      Seria legal, se a estamina deles fossem o medidor de acerto em dribles e outras coisas. Se é que não usam isso hj em dia para saber a chance de sair de uma jogada dura com o zagueiro.

      • Renan Carvalho says:

        Cara mas você ter o melhor jogador só vai te beneficiar se souber usar, muita gente joga com Real ou Barça e não consegue utilizar bem eles justamente por serem muito rápidos, é preciso ter bons reflexos e pensamento rápido para costurar pela zaga, não é só correr e chutar.
        Pelo o que ele fala agora mesmo que você jogue bem não será possível fazer coisas que esses jogadores fazem na vida real, logo foi perdido o realismo

        • Cara, os jogadores na vida real jamais conseguiriam passar pelos zagueiros como eles passam no videogame. Eles passam de outras formas, desde que eles acertem os dribles e o tempo, saindo dos zagueiros. E assim está o jogo.

        • Bassi says:

          Mas acho que esse é o ponto. No FIFA 15 é só correr reto com eles, não precisa se esforçar para passar. Acho que isso que muda no 16, vc tem que driblar e não só correr com a bola presa aos pés mágicos.

    • MeyeCafe says:

      redondamente enganado.
      tanto no fifa14 quanto no 15 tanto o messi quanto o cr estavam fora da casinha. no 14 mesmo o ronaldo corria e era impossível, complemente impossível chegar nele. no 15 estava pior!!

  2. Alex Oliveira says:

    Oi? Cerveja?

  3. Willian says:

    "FIFA 16 provavelmente será lançado em dezembro desse ano...". Erro de digitação?

  4. Claro, sempre vai ter aquela meia dúzia de babaca

    Triste, mas verdade. Que bom que não deixaram que babacas barulhentos enganassem quanto a aceitação geral da opção de futebol feminino.

  5. Caduz says:

    Você não fez nenhuma pergunta sobre grandes mudanças no modo Pro Clubs e Ultimate Team, Modo Carreira?

    Esse silêncio da EA em relação a esses modos de jogo Pro Clubs, Ultimate Team e Modo Carreira é o mais preocupante, acho que todos que jogam esperam grandes mudanças e nada foi anunciado, sem contar que os hackers adoram esse serviço porco da EA.

    Sinceramente todas essas mudanças anunciadas seria uma bela de uma DLC pro FIFA 15 e cobrando no máximo 30 reais para ser um valor justo com essas mudanças de melhor textura, ajustes na jogabilidade, novo modo babá e os times femininos.

    • Tiago Botino says:

      Eu entrei no modo Pro Clubs e UT 1x na vida, para ter certeza de que jamais entraria novamente.
      Veja você que tem muita gente com gostos diferentes, talvez o autor do post também não jogue esses mods, depende muito da opinião e de gosto não é?
      Eu vi muitas melhorias até agora, achei interessante, e só de ter o futebol feminino o mesmo não se enquadraria em uma DLC.

      • Caduz says:

        Mas um jornalista tem que analisar o jogo por completo e não do gosto dele, porque justamente ele está informando milhares de expectadores, e não foi uma crítica e sim uma simples pergunta.

        E o modo Ultimate Team inclusive é um dos mais jogados da franquia e o que rende dinheiro para EA pós venda, onde os jogadores compram fifa points e dão uma fortuna para empresa.

        Melhorias é o que você faz com as DLC's além de novos conteúdos como acontece com todos os jogos, e no caso do The Witcher 3 jogo mais recente as DLC's serão gratuitas. No Dark Souls 2 eu paguei 40 reais por todas as DLC's que incluem novos mapas, itens muito mais conteúdo.

        O caso mais extremo são as expansões do World of Warcraft que agrega realmente um novo jogo, em um mundo existente há mais de 10 anos, ai sim compensa pagar como se fosse um novo jogo.

        Agora a EA não vai fazer nenhuma modificação no jogo que justifique para ser lançado como um novo jogo, só concordei inclusive quando mudou para a ignite engine.

        • Tiago Botino says:

          Hey, ele não é jornalista (bom, pode até ser) e isso não é uma análise, isso é um post de um colaborador em um blog!
          Bom, de qualquer forma eu compartilho da mesma opinião que você tem sobre DLC, e temos o problema da EA ainda, essa porcaria de empresa!

          • Caduz says:

            Concordo com você a EA é uma porcaria de empresa, o atendimento deles é péssimo e eles não resolvem nada em fifa algum os servidores caem, os bugs de outras versões voltam, não existe uma transparência da empresa com seus clientes (jogadores). Espero que o colaborador só responda se ele teve algum tipo de acesso a algum dos modos que eu citei. =D

          • Acho que todos concordamos que daria pra ser um DLC, ou um patch. Mas aí eles não fazem $$ né?

          • Caduz says:

            Eu acho que eles ganham dinheiro sempre talvez no ano que teve a mudança de engine tenha ficado empatado nos valores, mas na versão do FIFA 16 pelo que foi apresentado só o futebol feminino que tem que capturar movimentos e fazer o 3d das meninas que é uma grande novidade, são pouquíssimas novidades para ser um novo jogo.

    • Sim, eles falaram que as principais mudanças no FUT serão relacionadas ao combate à venda irregular de fifa points e coins. Assim, segundo eles, será mais barato contratar os jogadores World Class.

      Mas de fato eles não falaram nada sobre o modo carreira.

      • Caduz says:

        Obrigado Matheus pela informação. Realmente esse silêncio da EA em relação aos outros modos parece que não vamos ter nenhuma mudança significativa.

  6. Gabi Gomes says:

    E sobre os lobby de jogo, você sabe me informar se teremos de volta? pois tiraram do fifa 15, não sei por que.