Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DxO One — uma câmera para seu iPhone

DxO One — uma câmera para seu iPhone

DxO Labs lança câmera modular para iPhone e iPad prometendo qualidade de imagem compatível com as DSLR.

9 anos atrás

DxO One

Quando celulares começaram a fazer fotos, lá na pré-história da tecnologia, muita gente achou o máximo, mas não era possível confiar nossos momentos mais importantes nas imagens destes aparelhos. As fotos produzidas possuíam pouca resolução, falta de nitidez e muito ruído. O tempo passou e quem não apostou na evolução destes dispositivos (como esse que vos escreve) veio a se arrepender. Os atuais smartphones simplesmente enterraram as câmeras fotográficas compactas de entrada com uma qualidade de imagem aceitável e a possibilidade de compartilhar as fotos com seus amigos nas principais redes sociais existentes. A coisa evoluiu tanto que já tem artista vendendo imagens feitas com celulares e grandes impressões em papel já são realidade. Porém, alguns ainda acham que é possível melhorar essa qualidade.

Uma das empresas que aposta nessa melhoria é a DxO Labs, a empresa francesa que ficou famosa na internet por fazer análises matemáticas da qualidade de sensores de câmeras e lentes. Eles chegaram a conclusão que, mesmo com o atual estágio de desenvolvimento da tecnologia, as fotos feitas por smartphones ainda são pobres quando fazemos comparações com imagens produzidas por câmeras reflex (sério mesmo?). Então eles decidiram lançar o DxO One, que nada mais é do que uma pequena câmera para você utilizar juntamente com seu iPhone. O brinquedo tem 20 megapixels de resolução máxima e o objetivo da empresa é, segundo suas palavras, unir a qualidade da fotografia feita com uma câmera reflex com a conveniência da fotografia dos smartphones.

DxO One2

A câmera é equipada com um sensor CMOS BSI com 1 polegada de tamanho (igual ao da Nikon 1),  uma lente fixa com 32 mm de distância focal (equivalente)  e abertura máxima de diafragma em f/1,8. Mesmo com configurações interessantes o equipamento mede apenas 6,9 cm de altura e pesa 108 g. Fácil de levar no bolso e de encaixar na mão. O que temos aqui é basicamente uma câmera modular. Para ser operada ela deve utilizar o LCD de um iPhone ou iPad. O encaixe é feito através de um conector Lightning e, depois de encaixada, ela pode ser girada até 60º em ambas as direções. Com o app gratuito do iOS você pode controlar a câmera em modo manual completo (obturador, diafragma, ISO) ou utilizar um dos vários modos pré-programados de cena. Fechando o pacote, a pequena câmera pode gravar filmes em full HD com 30 frames por segundo, pode fotografar RAW+JPEG e pode guardar os arquivos em um cartão micro-SD acoplado em seu corpo ou na memória do telefone.

O DxOMark fez o seu teste padrão com o sensor da DxO One e o resultado foi interessante (se não fosse seria até estranho). O resultado alcançado pelo sensor ficou em 70, o que fica em igualdade com algumas DSLR full frame e muito acima de qualquer sensor de celular testado. Não sei, do ponto de vista ético, se a empresa que produz a câmera seria a melhor a fazer o teste de desempenho, mas vamos acreditar por enquanto nestes resultados. Vejam abaixo algumas fotos feitas com o novo equipamento. Existem mais exemplos no álbum oficial da empresa no Flickr.

DxO One5

DxO One4

DxO One3

Gostou da câmera e das possibilidades?

Então não perca tempo: a DxO One vai começar a ser comercializada em setembro, mas já é possível fazer uma encomenda no site da DxO Labs. O valor cobrado é de US$ 599,00.

relacionados


Comentários