Meio Bit » Mobile » Gmail enfim ganha recurso de “desenviar” e-mails do Labs e Inbox

Gmail enfim ganha recurso de “desenviar” e-mails do Labs e Inbox

Recurso de desfazer envio de e-mails, introduzido no Google Labs em 2009 e presente no Inbox é finalmente promovido para o Gmail

5 anos atrás

gmail

Todo mundo já passou por isso: você escreve um e-mail, seleciona os contatos e envia, apenas para descobrir aterrorizado que incluiu uma pessoa na lista que não poderia, em hipótese alguma receber aquela mensagem. Isso quando não esquecemos de dizer alguma coisa ou deixamos alguém de fora. Aí você era obrigado a correr atrás e escrever uma mensagem de correção, um pedido de desculpas, mas na maioria das vezes só nos restava aguardar o Mjolnir descer com força nas ideias.

Usuários do Gmail Labs não passam por esse problema, pois desde 2009 estes contam com um recurso muito útil chamado “Desfazer Enviar”. Ele foi adicionado ao Inbox no ano passado, mas o Gmail mesmo não tinha acesso a ele. Até agora.

Foram precisos seis anos, mas o cliente para web finalmente conta com a função de cancelar o envio de e-mails. Agora, quando você dispara uma mensagem há um delay pré-determinado, dando ao usuário a chance de cancelar o envio se perceber que fez alguma besteira. O tempo de atraso pode ser configurado entre 5 e 30 segundos.

Se você é usuário do Inbox ou do Gmail Labs muito provavelmente já utiliza o Desfazer Enviar, mas o recurso introduzido agora no cliente normal não está ativado por padrão. É preciso entrar em Configurações e na aba Geral, marcar a caixa “Ativar o cancelamento de envio”. Ali também é possível determinar de quantos segundos será o delay.

gmail-config

Assim, quando você enviar um e-mail a opção “Desfazer” aparecerá ao lado da notificação de envio, e basta clicar nela para evitar um sem número de dores de cabeça.

Fonte: Google.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários