Meio Bit » Arquivo » Games » O homem que ajudará Shigeru Miyamoto a comandar a Nintendo

O homem que ajudará Shigeru Miyamoto a comandar a Nintendo

Você sabe quem é Genyo Takeda? Então conheça um pouco da carreira do homem que dividirá o comando da Nintendo com Shigeru Miyamoto e é um dos favoritos a ocupar o cargo em definitivo.

9 anos atrás

Genyo-Takeda

Talvez ainda seja muito cedo para pensarmos o que acontecerá com a Nintendo após a morte de Satoru Iwata (spoiler: ela NÃO será vendida!) mas a verdade é que a empresa não pode parar e tantos os acionistas quanto os fãs estão se perguntando quem comandará um dos pilares da indústria dos games.

Sem que um novo presidente tenha sido anunciado para o importantíssimo cargo ocupado até então por um verdadeiro apaixonado por jogos eletrônicos, a companhia se limitou a dizer que a responsabilidade ficará interinamente nas mãos de Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda, mas embora todos saibam muito bem quem é o primeiro, será que o mesmo vale para o segundo?

Para explicar a importância de Takeda para a Nintendo, podemos usar uma conversa que ele e Miyamoto tiveram com Iwata em uma sessão de perguntas e respostas que o então presidente mantinha no site da BigN.

Tendo desenvolvido um arcade chamado EVR Race, o título que permitia que até seis pessoas tentassem adivinhar qual cavalo ganharia a corrida foi lançado em 1975, ano em que o criador do Mario ainda estava na escola e que por ter sido o primeiro jogo da empresa, fez de Takeda o primeiro game designer da empresa.

Logo depois o japonês passou a fazer parte da R&D3, divisão de pesquisa e desenvolvimento da Nintendo e de onde saiu o Punch-Out!!, fliperama que contava com duas telas e que de certa forma pode ser considerado o embrião para o DS.

Genyo Takeda ainda ajudou a criar a tecnologia que nos permitia salvar nosso progresso no primeiro The Legend of Zelda, título lançado lá em 1986 e anos depois foi um nome importante no desenvolvimento do Wii. Como o console se tornou um enorme sucesso de vendas, é fácil entender porque ele era um dos homens de confiança de Iwata.

Particularmente eu gostaria muito que o Sr. Takeda fosse apontado como o novo presidente da Nintendo, mesmo porque assim o cargo não sobraria para Shigeru Miyamoto, que a meu ver ainda tem muito a dar quando se trata da criação de games. Que deixem então o controle da empresa sob a responsabilidade de outro e como o idealizador do EVR Race completa esse mês 43 anos de casa, acho que não haveria pessoa melhor para isso.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários