Meio Bit » Arquivo » Fotografia » ENHANCE: algoritmo permite recuperar imagens nítidas dos reflexos, ou através de grades e chuva

ENHANCE: algoritmo permite recuperar imagens nítidas dos reflexos, ou através de grades e chuva

Obstruction-Free Photography — algoritmo desenvolvido por pesquisadores do Google e MIT promete retirar grades e chuva das fotos, inclusive recuperando imagens nítidas de reflexos, como no CSI.

8 anos e meio atrás

Laguna_Janela_Indiscreta_peq

Acho que todo fotógrafo já se deparou com a seguinte situação: você tem a imagem perfeita em mente, mas em campo a fotografia só pode ser capturada através de telas de arame ou mesmo janelas.

Em ambos os casos, dá para tentar retirar a obstrução, trocar a lente por uma teleobjetiva ou mesmo mudar sua posição para minimizar esses obstáculos, mas nem sempre é possível evitar grades e reflexos na frente do alvo em questão. No fim, a imagem final acaba por incluir tais elementos indesejados.

Bom, talvez haja uma solução.

Laguna_Obstruction_Free_Photography

Recuperando imagens de uma foto, plano de fundo e reflexo (crédito: Tianfan Xue)

Pesquisadores do Google e do MIT apresentarão na SIGGRAPH 2015 um algoritmo bastante promissor que faz com que os reflexos, grades e até gotas de chuva possam desaparecer da imagem final.

O algoritmo Obstruction-Free Photography promete distinguir o que deveria estar em primeiro plano e o que deveria ser o plano de fundo da imagem, podendo recuperar ambas as aproximações com nitidez jamais vista em projetos semelhantes.

Pelo menos é o que demonstra o vídeo abaixo!

Tianfan Xue — A Computational Approach for Obstruction-Free Photography

O funcionamento do Obstruction-Free Photography baseia-se na comparação de várias fotos capturadas enquanto a câmera é movimentada de leve: o algoritmo percebe as diferenças que existem na posição relativa do fundo da imagem, tanto o desejado quanto o indesejado (reflexos nos vidros, por exemplo). Com base nos pequenos movimentos feitos pelo fotógrafo durante a captura, o tal Photoshop em tempo real poderia eliminar logo de cara obstruções visuais em primeiro plano como gotas de chuva e telas de arame. É como se não estivessem lá.

É bom lembrar que tal milagre fotográfico foi conseguido mediante experimentos bem controlados, mas é o tipo de coisa que você só via no CSI.

Imagine tal tipo de recurso vindo por padrão nas câmeras profissionais, ou mesmo nos smartphones num futuro não muito distante. Bastaria o aparelho tirar algumas fotos em sequência, talvez até sirva para aprimorar os estabilizadores de imagem.

Fonte: Tech Crunch.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários