Meio Bit » Arquivo » Internet » Rússia bloqueia Reddit por causa de cogumelos (ou não)

Rússia bloqueia Reddit por causa de cogumelos (ou não)

Rússia bloqueia o Reddit após rede social não deletar thread sobre consumo de cogumelos; ação é vista como forma de calar detratores do governo Putin

9 anos atrás

reddit-banned

O Roskomnadzor, o órgão regulatório de telecomunicações da Rússia (resumindo, o censor) aprontou mais uma. Em seus esforços de controlar com mão-de-ferro a internet do país a mais nova vítima é o Reddit, que foi completamente bloqueado por conta de uma thread sobre… cogumelos. Mas claro, o buraco é bem mais embaixo.

Não é de hoje que o governo russo luta para exercer maior controle sobre a internet. Desde as denúncias de Snowden em 2013 o Kremlin vem impondo novas e duras regras que afetam diretamente a liberdade de expressão na rede, tais como coletar dados da SAP e Apple, baixar a lei que transforma blogueiros em veículos de mídia (tendo que se sujeitar às mesmas regras) e exigir que sites e redes sociais monitorem e deletem postagens subversivas, sob o risco de serem banidas do país.

O Roskomnadzor não alivia para ninguém, recentemente o blog do enxadrista Garry Kasparov foi bloqueado no país visto que ele é um crítico ferrenho de Vladimir Putin. Que chances teriam uma rede social livre o bastante que abarca quase que completamente qualquer assunto, como Reddit?

Tudo começou com uma thread (em russo) citando o cultivo de psilocibina, o famoso “cogumelo mágico” alucinógeno que era um parceiro inseparável do LSD nos anos 1960. De acordo com a Serviço Federal de Controle de Drogas local, esse tipo de material infringe a legislação por promover a discussão sobre substâncias ilegais. Pouco tempo atrás o órgão já havia implicado com o Reddit devido a threads discutindo o consumo recreativo de maconha. O site entrou na lista negra e o censor impôs aos administradores a deleção das postagens para regularizar sua situação na Rússia.

Claro que o Reddit obrou e se locomoveu para as exigências, e como o site utiliza conexões seguras o Kremlin não poderia apagar as mensagens por si só. Logo, a decisão foi bloquear a rede inteira no país.

Embora alegar que discutir drogas seja uma boa desculpa, não dá para esquecer que a rede social também abarca acaloradas discussões sobre a política do país, infringe a lei anti-gay e claro, é lar de inúmeros memes envolvendo Putin. Assim, bloquear o Reddit está sendo visto como mais uma manobra dos censores em sanitizar a internet da Rússia e calar detratores, com os cogumelos mágicos servindo como desculpa.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários