Meio Bit » Arquivo » Hardware » Seu futuro smartphone terá 6 GB de RAM, graças à Samsung

Seu futuro smartphone terá 6 GB de RAM, graças à Samsung

Samsung lança primeiros módulos de memória RAM DDR4 de 12 Gb; futuros smartphones poderão contar com até 6 GB de memória

8 anos e meio atrás

ram-ddr4-samsung

A Samsung não brinca em serviço quando o assunto é memória RAM. Agora que a linha Skylake chegou e o DDR4 se tornará padrão para desktops em pouco tempo, convém trabalhar a tecnologia na área mobile: a empresa revelou os primeiros módulos de 12 gigabits (ou 1,5 GB) que poderão dar um gás e tanto a seu futuro smartphone.

Se você já acha um absurdo os mais recentes tops de linha da Samsung contarem com 4 GB de RAM, não viu nada. Isso foi possível graças ao trabalho da empresa sul-coreana que em 2013 introduziu chips DDR4 produzidos na mesma arquitetura de suas contrapartes para computadores, de 20 nanômetros. Só que diferente dos módulos tradicionais, que só possuem 512 MB os para o mercado mobile contavam com 1 Gb de espaço para dados, o que permitiu aos fabricantes romper a barreira dos 3 GB e entregar smartphones com RAM o suficiente para o usuário fazer o quiser.

Claro, o desenvolvimento nunca para e atochar mais memória no mesmo espaço físico é sempre bom, desde que o consumo de energia permaneça baixo e não comprometa a performance final. Os novos chips revelados nesta semana ainda são produzidos em 20 nanômetros, mas são 30% mais rápidos que os modelos da geração anterior (4.266 Mb/s contra 3.200 Mb/s) e duas vezes mais velozes que os DDR4 para PCs. E mais surpreendente, o consumo energético foi reduzido em 20%.

O que isso significa? Com o uso de quatro chips de memória (o máximo empregado hoje) seu smartphone no futuro poderá contar com deliciosos 6 GB de RAM, ou modelos intermediários poderão ter 3 GB com apenas dois chips, já que o custo não será astronomicamente alto em comparação aos modelos antigos de módulos. A Samsung diz que um aparelho de 6 GB poderá fazer multitasking sem suar a camisa, e os fabricantes poderão adequar seus projetos já que o mesmo chip terá 50% mais capacidade ocupando o mesmo espaço.

Em breve poderemos ver diversos tops de linha com mais RAM do que muitos computadores de mesa, e é seguro afirmar que o Galaxy S7, que fatalmente dará as caras em 2016 será um dos primeiros. Vamos aguardar.

Fonte: Samsung.

relacionados


Comentários