Meio Bit » Arquivo » Engenharia » DARPA desenvolvendo o ♫helicóptero aranha, helicóptero aranha♫

DARPA desenvolvendo o ♫helicóptero aranha, helicóptero aranha♫

Normalmente nós adaptamos o terreno para nossos veículos, mas em helicópteros isso não é possível, e é uma limitação. Agora a DARPA, a Agência de Pesquisas Avançadas do governo dos EUA, está desenvolvendo um helicóptero que se adapta ao terreno, podendo fazer coisas que assustam até pilotos de videogame, como pousar em ladeiras.

8 anos e meio atrás

airwolf

Tirando o Águia de Fogo, que é perfeito e maravilhoso, helicópteros são uma abominação. Se o motor parar eles caem como uma pedra, ou se o piloto for muito bom, uma pedra levemente aerodinâmica. Voam segundo o princípio científico de que são tão feios que o chão os repele. A grande maioria não tem piloto automático, o que obriga dedicação integral.

A Scarlett Johansson pode voar no banco do co-piloto, nua e não terá sua virtude ameaçada. Todos os membros do piloto são necessários para comandar o helicóptero, inclusive o que você está pensando. Como acha que ele aperta o botão do rádio?

Mesmo assim helicópteros têm sua utilidade, principalmente os militares, que precisam pousar em terrenos não-preparados, em condições precárias. Quando você tem um piloto Jedi, tudo se resolve, como este sujeito aqui:

12240-1280x853

Infelizmente é muito caro testar todo mundo atrás de Midichlorians, então helicópteros continuam dependendo de lugares planos e limpos, do contrário o controle do torque se torna um inferno, um helicóptero decolando de uma superfície inclinada tende a se alinhar com o plano e atingir a lateral com o rotor. Isso não é bom. Nem em Just Cause 2 dá muito certo.

Aí entra da DARPA, a divisão de projetos avançados do Pentágono.

darpadarpamuhammedjihad

Um projeto desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia criou o programa MAR — Mission Adaptative Rotor, um nome bonito para um conjunto de pernas robóticas que automaticamente se adaptarão ao terreno mantendo o helicóptero nivelado, mesmo em inclinações de até 20 graus.

Melhor ainda: já saíram do estágio de CGI, criaram um protótipo usando um drone e pelo vídeo funciona direitinho. Isso vai facilitar muito a tarefa mais perigosa da Marinha, mais perigoso até do que ficar dentro do barril: pousar ou decolar de um convés em mar agitado:

Scott Dixon — Helicopter Accident

Veja aqui o protótipo de teste de conceito da DARPA. A questão agora é descobrir se essa solução, ao contrário de Ruby escala, se é possível trocar esquis e rodas por pés robóticos de material composto, e se o aumento de peso é compensado pelo aumento de segurança.

DARPAtv — MAR Robotic Landing Gear Demonstration

Fonte: Defense Systems.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários