Meio Bit » Ciência » Um lindo modelo em escala do Sistema Solar no deserto

Um lindo modelo em escala do Sistema Solar no deserto

Sabe aquele lindo modelo do sistema solar que tinha na parede de sua escola? Estava errado. Ele é simplificado no tamanho e na distância entre os planetas, mas agora um bando de (qual o termo para desocupados no bom sentido?) resolveu criar um modelo em escala acertando a distância e o tamanho dos planetas. Ficou… imenso. E lindo.

8 anos e meio atrás

27_solar_system_r_w

De todas as distorções que a ficção científica criou, nenhuma supera a facilidade com que se viaja no espaço. Nem digo a ausência de manobras orbitais, isso se resolve com energia, me dá um gerador de Naquadah ou um ZPM e a menor distância entre dois planetas é uma linha reta. O preocupante é a distância.

Toda nave chega no destino no máximo em uma semana, o tempo pro próximo episódio. Viagens interplanetárias levam minutos, entre Alderaan, a capital e Tatooine, o Acre da Galáxia são só alguns dias. Não é assim. O Espaço é grande e vazio, muito grande e muito vazio.

Mesmo a Lua, que está aqui do lado, a meros 384 mil km de distância está a 110 luas de distância, se arredondarmos o diâmetro de 3.474 km. Veja em escala como fica essa distância:

earth-moon

Todo, TODO modelo do sistema solar que vemos está errado. Não tem jeito, os planetas desapareceriam e teríamos uma grande tela preta com algumas legendas. lembre-se, na imagem acima a Lua está a 384 mil km. Marte está a 225 milhões de quilômetros da Terra.

Pois bem, um pessoal resolveu aceitar o desafio e fazer um modelo do sistema solar, em escala, com o Sol e os 8 planetas (chupa Plutão) também em escala. A Terra seria mais ou menos uma bola de gude, o Sol um balão de 1,5 m de diâmetro.

O local escolhido? Um deserto. O resultado foi lindo e assustador, se você pensa no desafio que os futuros exploradores terão pela frente. Assista e veja como este pálido ponto azul é menor do que a gente imagina…

To Scale: The Solar System from Wylie Overstreet

Fonte: This is Colossal.

relacionados


Comentários