Meio Bit » Arquivo » Hardware » Mattel lança a Lisa Coração de Leão

Mattel lança a Lisa Coração de Leão

Você sabia que a Barbie também é piloto de caça, paleontóloga, astronauta e candidata a presidente? Infelizmente os pais só compram e atucham nas crianças a versão princesa periguete, mas isso pode mudar. A Mattel anunciou a Hello Barbie, uma versão falante com capacidade de conversação Wi-Fi e que lembra muito a Lisa Coração de Leão.

8 anos e meio atrás

0015

No episódio Lisa vs Malibu Stacy (S05E14) d'Os Simpsons Lisa compra a nova Malibu Stacy (a versão in-universe da Barbie) mas se surpreende com a mensagem que a boneca, que tem a novidade de falar, passa.

Frases como Não me pergunte, sou apenas uma garota, Pensar dá rugas, Vamos usar maquiagem pros garotos gostarem da gente, vamos assar alguns biscoitos para os meninos deixam a coitada furiosa. Esse não é o modelo que as meninas merecem, elas não podem querer crescer e virar uma dondoca descerebrada, enfeite de braço de homens ricos.

Lisa se lança numa campanha e cria a Lisa Coração de Leão, uma boneca com mensagens positivas para as crianças, fugindo do modelo consumista superficial da Malibu Stacy. Acredite em si mesma e conseguirá qualquer coisa. A boneca inicialmente é um sucesso mas no dia do lançamento sai uma Malibu Stacy com novo chapéu, e ninguém mais liga pra Lisa Coração de Leão.

O caso foi baseado na Barbie Falante que a Mattel lançou no começo dos Anos 90, com frases como Será que vou ter roupas demais um dia?, E adoro fazer compras e Aulas de matemática são difíceis.

Todo mundo acha que o foco da crítica é a fabricante das bonecas, mas vou contar um segredo: é o público. Ninguém obrigou as crianças a comprarem a Malibu Stacy por causa do chapéu, ninguém obriga meninas e os pais a comprarem a Barbie Book Rosa. A Barbie em si não é nefasta. A escolha é dos pais, mas quase nunca compram as bonecas legais, como a Barbie Astronauta (lançada em 1965).

barbie-rocket-scientist

Ou a Barbie piloto de caça:

DSC03580

Felizmente a mentalidade está aos poucos mudando, e numa época em que até princesas da Disney chutam bundas pega mal promover ativamente a barbieficação das meninas. Por isso a Mattel anunciou a Hello Barbie, uma boneca com Wi-Fi e capacidade de conversação tipo Siri, com uma pegada totalmente Lisa Coração de Leão.

SAMSUNG CSC

Conectada a um servidor, já que (ainda) é impossível miniaturizar toda a tecnologia envolvida, ela é capaz de seguir 8.000 diferentes estilos de conversas, com uma pegada bem positiva. Se a criança diz que quer ser cientista, a Barbie fala de Marie Curie, se fala que gosta de bichos, uma das respostas pergunta se ela quer ser veterinária ou zoóloga.

Veja este repórter da CNet conversando com ela sobre… ciência.

CNET News - Saying hello to Hello Barbie

A tecnologia do brinquedo em si já é impressionante, mas o destaque é o uso positivo. A Mattel está perdendo o medo de desagradar os pais e suas idéias acomodadas de Barbies e princesas. As crianças por sua vez são receptivas a uma personagem que não é frágil e indefesa, Elsa que o diga.

No final todo mundo ganha, menos o Ken mas ele sempre foi um bundão.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários