Emanuel Laguna 8 anos atrás
Começou o outono, logo mais virá o inverno no hemisfério norte e os norte-americanos passarão mais tempo em seus lares, provavelmente jogando. O mês de setembro no segundo maior mercado de jogos eletrônicos do mundo foi bem disputado e pode prever um excelente final de ano para o varejo, certo?
Infelizmente não foi bem assim, ao compararmos com o mesmo período do ano passado.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | setembro (2014) | setembro (2015) | Diferença |
Jogos (em mídia física) | US$ 480,6 milhões | US$ 465,6 milhões | – 3% |
Hardware | US$ 431,2 milhões | US$ 313,5 milhões | – 27% |
Acessórios | US$ 192,2 milhões | US$ 230,5 milhões | + 20% |
TOTAL: | US$ 1,10 bilhão | US$ 1,01 bilhão | – 9% |
·
O tio Laguna tem curiosidade sobre se a China, o atual maior mercado do mundo de videogames, teria desempenho parecido em relação aos acessórios: em quase todo mês do ano os acessórios para videogames têm tido crescimento de arrecadação nos Estados Unidos.
A seguir, o ranking de vendas no varejo norte-americano entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro de 2015, de acordo com o NPD Group:
Ranking de vendas nos Estados Unidos em setembro de 2015 (considerando apenas software avulso vendido em mídia física)
·
Se mês passado (agosto) quem brilhou foi aquilo que os gringos chamam de “football” com Madden NFL 16, setembro foi o mês do basquete: dia 29 foi lançado o NBA 2K16 e ele liderou as vendas nas lojas físicas com apenas cinco dias de apuração do NPD Group.
Como o Madden NFL 16 ainda conseguiu se manter no Top 3, realmente ambos agradam tanto os norte-americanos quanto FIFA e PES no Brasil. Aliás, FIFA 16 só não fechou o trio esportivo por causa do último trabalho do Kojima na Konami, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.
MGS V foi lançado dia 1º de setembro e fez algo notável: vendeu mais cópias físicas no PlayStation 3 que no Xbox 360, feito raro para um multiplataforma no país do Xbox 360. Outro notável destaque é a Nintendo conseguir emplacar o Super Mario Maker, jogo lançado no 11 de setembro para o Wii U.
Nos consoles de oitava geração, o PlayStation 4 venceu o Xbox One mais uma vez.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | julho (2015) | agosto (2015) | setembro (2015) |
PlayStation 4 | 218.000 unid | 209.000 unid | dados indisponíveis |
Xbox One | 189.000 unid | 202.000 unid | dados indisponíveis |
(New) Nintendo 3DS | 105.000 unid | 80.000 unid | 129.000 unid |
Wii U | 46.000 unid | 43.000 unid | 89.000 unid |
Xbox 360 | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
PS3 | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
·
Em relação a 2014, tanto o PS4 quanto o XBO tiveram queda nas vendas. E, de acordo com todas as fontes, o console da Sony venceu mais uma vez. Bom perceber que em agosto, mês passado, foi uma vitória apertada. Infelizmente o tio Laguna não obteve números oficiais ou quaisquer outras pistas deles.
Se bem que quem deu com a língua nos dentes foi a Nintendo. E com razão, pois Super Mario Maker fez o Wii U disparar em relação ao mês anterior: foi um crescimento de 110%. Como em agosto o Wii U vendeu apenas 43 mil unidades, podemos deduzir que em setembro foram 89 mil consoles vendidos no varejo norte-americano. Já todos os modelos de Nintendo 3DS incluindo o New 3DS somaram 129 mil unidades vendidas em setembro nos EUA.
Fontes: Games Industry, IGN US, NeoGAF e Venture Beat.
Leia também: