Meio Bit » Entretenimento » Globoplay: emissora entra no streaming com os dois pés na porta

Globoplay: emissora entra no streaming com os dois pés na porta

Rede Globo entra na Guerra do Streaming: Globoplay disponibilizará conteúdo ao vivo e por VoD da maior emissora do país

8 anos e meio atrás

A Rede Globo enfim entrou na era do streaming: nesta segunda-feira (26), durante evento em São Paulo, a maior emissora do país anunciou a Globoplay, seu serviço multiplataforma que transmitirá tanto sua programação ao vivo quanto conteúdo a la carte de suas produções originais.

globo-play-001

Em primeiro lugar, a Globo sabe que o perfil do telespectador mudou. Também pudera, com 115 milhões de brasileiros com internet, 38% dos domicílios com banda larga e 80 milhões de pessoas com smartphones, esperar que ele continue passivo na frente da TV é idiotice. 34% da população brasileira assiste vídeos pela internet e entre YouTube e outros formatos, o público também consome TV pela rede.

Os números verificados pela emissora mostram a mudança: Verdades Secretas, a mais recente novela das onze da Globo, atingiu 145 milhões de pessoas em todo o país via TV, e seus capítulos foram assistidos online mais de 190 milhões de vezes. Só o último capítulo teve 1,5 milhão de visualizações.

Assim, a equipe da Globo constatou o óbvio: o Globo.TV, o serviço de exibição de vídeos da rede, tinha que evoluir. Aí entra a Globoplay.

globo-play-003

Globoplay: como funciona

O serviço nasce como uma iniciativa multiplataforma, estando disponível em iOS, Android, navegadores web, e Smart TVs. Há planos para 2016 de incluir o app pré-instalado em smartphones Motorola e Sony, bem como disponibilizá-lo para console e outros dispositivos. Compatibilidade com o Chromecast também foi prometida para o futuro.

O que ele vai fornecer? Absolutamente todo o acervo de produções originais da Globo: teledramaturgia, esportes, jornalismo, humor, reality shows e variedades. Além de claro a programação ao vivo da emissora estar disponível, com uma pegadinha: num primeiro momento a transmissão simultânea só estará disponível nas regiões de cobertura de São Paulo (canal 5) e Rio de Janeiro (canal 4), com restrição por GPS e IP.

Funciona assim: se você estiver em São Paulo, vai assistir à programação ao vivo da região, com os programas locais. Se viajar para o Rio, o app vai detectar sua localização e mudar a programação. Isso foi feito para não desmerecer as redes associadas quando o serviço for expandido no futuro, e não haverá opção de assistir à transmissão de um determinado lugar ao vivo se estiver em outro. Entretanto, haverá opção de assistir o acervo de programas passados livremente.

O acesso ao acervo é onde a emissora pretende se destacar. Hoje o app, liberado para jornalistas em fase de testes, já conta com uma quantidade enorme de programas disponíveis. Quando ele entrar no ar, todo o conteúdo de 2010 até hoje estará liberado, com a promessa de atrações mais antigas serem introduzidas no futuro (vai depender do esforço da Globo em digitalizar seu acervo). Ele trará a íntegra de programas, novelas e noticiários e trechos selecionados, os mais relevantes serão selecionados pela curadoria do app e destacados.

globo-play-002 / globoplay

Por fim, cada vídeo terá ferramentas de compartilhamento com redes sociais, um botão like (para medir a resposta dos usuários) e área de comentários, que você nunca deverá acessar. E mais: teremos vídeos em 4K de produções futuras (a transmissão ao vivo é em 1080p). Dupla Identidade, série exibida este ano, será a primeira no formato, e Ligações Perigosas, que estreia em janeiro, também terá suas íntegras disponíveis em Ultra HD.

Vamos faturar! (Ops, canal errado)

Como era de se esperar, a Globoplay já nasce com uma forte estratégia de marketing. A Rede Globo fechou parcerias com seus principais anunciantes, que vão inserir anúncios nas páginas dos programas relacionados com suas campanhas já veiculadas.

Por exemplo: o famoso bife acebolado do Tufão, personagem de Avenida Brasil, foi uma peça da Unilever promovendo a maionese Hellmann’s, daquele jeito descarado que é marca registrada da emissora. Com a Globoplay, se a novela estivesse no ar hoje, a página da novela conteria um vídeo com a receita, promovido pela marca.

Assim, os parceiros da Globo poderão desenvolver conteúdos próprios para o app, promovendo seus produtos e aproveitando suas estratégias reservadas para a TV.

globo-play-004 / globoplay

E aí vem ele, o formato not really

Bem, vamos clarificar quanto custa a brincadeira. A Globoplay será disponibilizado em formato freemium, embora algumas estratégias foram modificadas. Para trechos de programas bastará clicar e curtir, sem nenhum tipo de empecilho, o acesso à transmissão ao vivo também é gratuito, porém exige login no site Globo.com (aceita Facebook). As íntegras, por outro lado, ficarão atrás do paywall, a serem liberadas por R$ 12,90 por mês, e diferente do que ocorre com a Netflix, para acessar o conteúdo em 4K não é preciso pagar um plano mais caro.

A Globoplay entrará no ar no dia 3 de novembro de 2015, inicialmente via iOS, Android (apps dedicados para smartphones e tablets, nada de tela esticada), navegadores a partir do endereço globoplay.com, e modelos de Smart TVs a partir de 2013 das marcas Sony, Samsung, LG, Panasonic e Philips.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários