Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo teria censurado versão ocidental do Xenoblade Chronicles X

Nintendo teria censurado versão ocidental do Xenoblade Chronicles X

Para não mostrar uma adolescente de forma extremamente sexualizada, a Nintendo teria censurado a versão ocidental do Xenoblade Chronicles X.

8 anos atrás

Xenoblade-Chronicles-X

A Nintendo possui um vasto histórico de interferir na maneira como a violência e a sexualidade  são representadas nos jogos que aparecem nos seus consoles, principalmente quando eles chegam ao ocidente e se você pensava que isso era uma postura que tinha ficado presa ao passado, numa época em que um Mortal Kombat apareceu bastante desfigurado no Super Nintendo, é bom se preparar.

O mais novo jogo a ser pego pelo “departamento de censura” da fabricante parece ter sido o Xenoblade Chronicles X, que no dia 4 de dezembro deverá enfim chegar ao Wii U norte-americano, mas quando isso acontecer, os jogadores deverão ver pelo menos uma personagem que aparecerá com roupas bem diferentes daqueles vistas na versão japonesa do RPG.

Conforme publicou em seu Twitter uma pessoa que teve acesso antecipado a versão europeia do jogo, o alvo dessa vez foi a Lin, uma personagem de 13 anos que conforme pode ser visto nas imagens abaixo chegou a Japão com trajes sumários, algo bem diferente das vestimentas mais comportadas que teremos na Europa e provavelmente nos Estados Unidos.

Para aqueles que não gostaram da intromissão da Nintendo, a preocupação é que o Xenoblade Chronicles X estaria cheio de roupas sensuais neste estilo, então a dúvida é se a editora modificou todas elas ou teve um cuidado especial apenas com a Lin por se tratar de uma adolescente.

Sem querer parecer moralista, mas neste caso concordo com a alteração. Sim, sempre defenderei a liberdade criativa do autor, mas até por uma diferença cultural acredito que essa mudança fosse necessária, evitando assim que uma menina fosse representada de maneira extremamente sexual e mesmo porque as roupas originais me parecem de extremo mau gosto.

Talvez a Nintendo esteja apenas evitando problemas legais, talvez irrite muitas pessoas que adoram atacá-la dizendo que ela precisa se distanciar dessa imagem família, mas a verdade é que acho que a decisão foi acertada e até benéfica para a experiência como um todo, afinal, quem tentaria salvar o mundo vestida desta maneira?

Fonte: NeoGAF.

relacionados


Comentários