Meio Bit » Arquivo » Games » Konami fecha divisão da Kojima Productions em Los Angeles

Konami fecha divisão da Kojima Productions em Los Angeles

E a Konami continua passando o facão: estúdio de Los Angeles, outrora divisão da Kojima Productions é fechado e 20 pessoas vão para a rua

8 anos atrás

quiet-goodbye

A Konami continua com seus esforços para eliminar de forma silenciosa todos os rastros que Hideo Kojima tenha deixado para trás, embora jure de pés juntos que ele não saiu da companhia (mesmo com uma foto da festa de despedida tendo sido divulgada).

Depois do lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain a produtora teria movido seu foco totalmente para o mercado mobile, que daria mais dinheiro e não envolveria tantos gastos (não estão tão errados, vide a King). O problema é que com isso a Konami, que já não estaria tratando tão bem seus funcionários não estaria tão disposta a manter os que considera dispensáveis. Pensando assim a Konami fechou seu estúdio em Los Angeles, outrora conhecido como Kojima Productions Los Angeles e dispensou cerca de 20 funcionários.

Rumores acerca do fechamento do estúdio, que foi aberto em 2013 principalmente para trabalhar na franquia Metal Gear começaram a circular no início desta semana, acentuando ainda mais o movimento da Konami de apagar Kojima da história da companhia. A Kojima Productions japonesa teria deixado de existir, e aparentemente seus membros foram absorvidos por outras divisões. Já a divisão norte-americana, que fora renomeada recentemente não teria mais tanto motivo para continuar existindo num cenário onde o foco é mobile e a série Pro Evolution Soccer (a Konami jura que nada mudará, mas demonstra exatamente o contrário).

Em nota à Polygon a Konami confirmou o fechamento do estúdio “em caráter imediato”, sob a desculpa de “reestruturar os recursos de desenvolvimento de forma mais centralizada”, se restringindo ao Japão obviamente. Assim os cerca de vinte funcionários que ainda trabalhavam nele foram demitidos, embora em tempos melhores ele abrigasse em torno de 60 profissionais. Ou seja, o passaralho passa por lá não é de hoje.

A Konami lembra que o suporte ao games mais recentes da franquia Metal Gear será mantido, lembrando que a porção online de Metal Gear V: TPP chegará aos PCs em janeiro. Já o futuro da companhia... bem, não parece tão animador.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários