Meio Bit » Games » Cuidado com os mods que você cria para o GTA V

Cuidado com os mods que você cria para o GTA V

Criadores de mods para o GTA V afirmam ter recebido visitas de investigadores da Take-Two e levantam a questão sobre até onde uma empresa pode ir para impedir a modificação de seus jogos.

8 anos atrás

gta-5

A criação de modificações para jogos de computador é uma prática que vem lá da pré-história dos games e algo quase tão antigo quanto isso são as ameaças que as empresas costumam fazer para aqueles que muitas vezes dedicam seu tempo para tornar tais criações ainda melhores. Porém, se uma história publicada no Reddit for mesmo real, o combate aos mods alcançou um novo nível.

Quem tornou o assunto público foi o criador da modificação FiveM, que nos permite participar do modo online do Grand Theft Auto V em servidores que não sejam da Rockstar e apesar de em agosto a empresa ter banido algumas pessoas que estavam jogando desta maneira, a editora responsável pelo título parece não ter se dado por satisfeita.

De acordo com o relato do sujeito, certo dia ele foi surpreendido com a visita de dois investigadores privados da Take-Two que o colocaram para conversar por telefone com alguém que lhe disse para cancelar o desenvolvimento do mod. Durante o papo a pessoa disse que sabia o que havia acontecido anteriormente com a Activision e que dessa vez eles não queriam envolver advogados, mas que se isso fosse necessário, não mediriam esforços. A dupla ainda teria se negado a falar sobre outros casos como o dele e que não haveria outra opção que não fosse interromper imediatamente o que estava fazendo.

Por mais absurda que a história possa parecer, os criadores do GTA:MP também afirmam terem sido procurados da mesma maneira e como essa modificação tinha um intuito parecido com o da FiveM, a Take-Two afirmou que o motivo para exigir a interrupção do desenvolvimento estava na ideia de que o mod funcionava como um rival para seu produto.

Acho que podemos questionar a maneira como essas pessoas foram abordadas, mas olhando pelo lado da desenvolvedora, que inclusive deixou claro desde o início que faria o possível para proteger seus jogadores na porção online do GTA V, acho normal que eles nos queiram jogando apenas em seus servidores e existem inúmeros motivos para isso, inclusive financeiros.

Agora é esperar para ver como os criadores de mods e até os jogadores reagirão a essa intimidação, mas como os alvos conseguiram nos contar suas histórias, acho que eles deveriam comemorar, afinal pelo menos a Take-Two não enviou os agentes K e J.

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários