Meio Bit » Arquivo » Internet » Chrome encerrará suporte ao XP, Vista e OS X antigos em 2016

Chrome encerrará suporte ao XP, Vista e OS X antigos em 2016

Google anuncia que suporte do Chrome aos Windows XP e Vista, bem como versões 10.6, 10.7 e 10.8 do Mac OS X se encerrará em abril de 2016

8 anos atrás

chrome

A Microsoft não é a única que está se esforçando para matar o Windows XP, que ainda é um sistema operacional popular entre os usuários. O Google anunciou esta semana que a partir de abril de 2016 deixará de dar suporte aos usuários do Chrome que ainda não migraram do SO para versões mais futuras. O mesmo vale para quem ainda usa o Windows Vista e versões mais antigas do Mac OS X.

Empresas gostam de dinheiro, isso é fato. Assim é normal estimular os usuários a sempre manterem as versões mais novas de seus sistemas operacionais, como forma de manter a segurança e também para continuar a oferecer produtos compatíveis. Manter o suporte a SOs legados não é mais interesse da Microsoft — que precisa vender a experiência Windows 10 — mas como ainda não chegou a hora de desligar a tomada dos Windows 7 e 8, a empresa se volta para as versões mais antigas que ainda são utilizadas.

Assim a decisão do Google não é somente dela: tanto a Microsoft quanto a Apple deixaram de fornecer suporte oficial aos Windows XP, Vista e versões 10.6, 10.7 e 10.8 do Mac OS X, e por deixarem de receber atualizações de segurança críticas são mais passíveis de serem infectadas. Assim não faz sentido continuar a dar suporte a eles: a partir do ano que vem quem ainda utiliza essas versões dos sistemas poderá continuar a usar o Chrome mas vai deixar de receber updates, inclusive patches de segurança.

Eu entendo a posição do Google, não é todo mundo que pode tirar alguns milhões do bolso para manter o XP rodando e na melhor das hipóteses um PC novo não é um investimento tão alto a fim de se manter seguro. O duro vai ser convencer os mais muquiranas a trocarem de máquinas de uma vez por todas; nem digo os mais velhos porque esses nunca usaram nada diferente do Internet Explorer mesmo…

Fonte: Google Chrome Blog.

relacionados


Comentários