Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » 24 anos sem Farrokh Bulsara

24 anos sem Farrokh Bulsara

E hoje fez 24 anos que perdemos uma das mais importantes vozes da música, Farrokh Bulsara. Também conhecido como Freddie Mercury.

8 anos atrás

Freddie Mercury, of the pop band Queen, performing on stage during the Live Aid concert.

Hoje é um dia triste por lembrarmos a morte do grande e inesquecível Farrokh Bulsara. Ele morreu em 24 de novembro de 1991 com 45 anos, vítima de uma broncopneumonia que foi acarretada pela AIDS.

Líder de uma das mais importantes bandas de rock britânica, o moço tinha uma personalidade forte, um ego gigantesco e um talento monstruoso. Multidões ficavam totalmente em suas mãos durante as apresentações e, junto com sua banda, lançou nada mais do que 15 discos de estúdio, dois discos solo e vários discos ao vivo que são lançados até hoje.

Não sabem de quem estou falando? Bem, talvez vocês conheçam Farrokh Bulsara pelo nome artístico que o deixou famoso. Estamos falando de Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. Comecei a prestar atenção na banda muito tarde, aos 20 anos, e assim como a maioria das pessoas que conheço o primeiro disco ouvido foi um dos Greatest Hits. Com o tempo fui percebendo a genialidade das músicas e o talento do vocalista.

Não sou um fã maluco a ponto de falar que todos os discos são maravilhosos. Assim como toda banda de rock, o Queen teve seus altos e baixos. Quem se interessa pela trupe britânica pode ver muito bem esses aspectos no ótimo documentário Days of our Lives que foi lançado em 2011 e está disponível em Blu-ray e DVD no Brasil.

freddie mercury_01

Freddie Mercury nasceu em Zanzibar (Tanzânia) em 5 de setembro de 1946. Em 1970 formou a banda Queen com Brian May (guitarra e vocais), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais). Lançou diversos discos, transitou por diversas influências e encantou o mundo com a potência extraordinária de sua voz e com seu talento. Ainda hoje é citado como grande influência por diversas bandas da atualidade. Vendeu (somente com o Queen) mais de 150 milhões de discos e está sempre presente nas listas de maiores cantores da história. Uma grande perda para o Rock e para a música em geral. Um artista que até hoje deixa saudades.

freddie mercury_02

Porém, sejamos justos. O impacto e o sucesso do Queen não se deve apenas a um membro. Era a química perfeita entre os quatro integrantes que gerou todo o sucesso e reconhecimento. Prova disso é que nenhum dos projetos solo dos integrantes atingiu grande relevância.

Para relembrar o senhor Farrokh Bulsara vamos ver a apresentação do Queen no Live Aid em 1985. Essa apresentação foi muito importante para a banda, pois os ânimos estavam baixos entre os rapazes e o retorno que o público apresentou para às músicas fez com que eles tivessem gás para mais turnês gigantescas.

Simon Christensen — Queen - Live at LIVE AID 1985/07/13 [Best Version]

relacionados


Comentários