Meio Bit » Arquivo » Ciência » Visite Chernobyl com a ajuda da realidade virtual

Visite Chernobyl com a ajuda da realidade virtual

Poloneses da The Farm 51 anunciam o Chernobyl VR Project, obra que funcionará como uma mistura de jogo e documentário e que usará a realidade virtual para nos colocar na abandonada cidade de Pripyat.

8 anos atrás

Chernobyl-VR-Project

Pode parecer loucura, mas se me fosse dada a chance de escolher apenas um lugar no mundo para conhecer, acho que eu escolheria Pripyat. Sim, eu sempre tive um certo fascínio pela cidade localizada no norte da Ucrânia que foi abandonada após o desastre nuclear na usina de Chernobyl e por isso sempre tive uma enorme vontade de visitá-la.

Oras, estamos falando de uma cidade inteira que foi evacuada às pressas, de onde seus moradores saíram com a roupa do corpo e que quase 30 anos depois pode ser considerado um dos lugares mais horripilantes do mundo, pois como disse certa vez um diretor de cinema, se não me engano o Cameron Crowe, poucas coisas são mais assustadoras do que uma cidade abandonada.

Bom, a verdade é que fazer uma viagem para aquela região está longe de ser algo simples, uma experiência que infelizmente poucos terão a oportunidade de vivenciar, mas graças a tecnologia da realidade virtual e a visão dos poloneses da The Farm 51, isso se tornará um pouco mais fácil.

Fundado em 2005 na cidade de Gliwice, o estúdio anunciou o Chernobyl VR Project, uma mistura de jogo com documentário que chama a atenção pelo realismos das imagens que fornecerá, proporcionando ao usuário uma sensação muito próxima da realidade de estar nos locais que eles estão recriando digitalmente.

Para chegar ao impressionante resultado que pode ser visto no trailer abaixo, os envolvidos no projeto escanearam em três dimensões diversas áreas, incluindo a chamada “Zona Restrita”, e a ideia é lançar a obra para dispositivos como o Oculus Rift, o PlayStation VR e o Samsung Gear VR.

A The Farm 51 conseguiu acesso científico especial a áreas indisponíveis aos turistas, passando dezenas de horas na região e usando a tecnologia Reality 51 para escanear as localizações detalhadamente,” declararam os responsáveis pelo projeto. “Detalhes menores, incluindo a pintura descascando da parede, arranhões em um brinquedo num parque de diversões e a ferrugem em uma velha caixa-registradora foram capturados com excepcional precisão utilizando fotogrametria estereoscópica, com uma câmera 360º.

No jogo acompanharemos uma equipe de filmagem que tem como objetivo recuperar os objetos que foram deixados para trás pela família de um sobrevivente e nos colocando para procurar pistas ao explorarmos a região de Pripyat. Funcionando como um interessante documentário interativo, torço para que este seja apenas o início de um promissor mercado de produções com estas características.

The Farm 51 — Chernobyl VR Project - trailer

relacionados


Comentários