Meio Bit » Áudio e vídeo » Resenha — O Fim da Infância

Resenha — O Fim da Infância

O Fim da Infância é um livro que Arthur Clarke escreveu em 1953, sobre aliens chegando na Terra. Só agora virou uma minissérie, e está muito boa. Reconhecemos várias tropes de histórias de invasão, que foram criadas no livro. Acima de tudo não há naves fazendo pewpewpew. Só uma excelente história.

8 anos atrás

O SyFy conseguiu algo que muitos consideravam impossível: transformar O Fim da Infância, livro que Arthur Clarke escreveu em 1953, em uma minissérie. A história era controversa demais para a TV ou cinema, mas hoje já é aceitável. Mesmo assim é bom que Clarke não esteja vivo para ver mais uma de suas previsões se tornando realidade.

vlcsnap-00002

Ele comentou, em 96 ou 97 que toda uma geração pegaria O Fim da Infância e teria certeza que ele copiou Independence Day, a descrição das naves-mães chegando nas cidades é idêntica ao filme.

Na história a Terra é surpreendida com um fenômeno onde todas as máquinas voadoras, mesmo aeromodelos param de funcionar, mas não caem. São depositadas suavemente no chão. Ao mesmo tempo grandes nuvens nas principais cidades do mundo aparecem, revelando depois conter naves gigantescas.

vlcsnap-00001

Claro que a cena no Brasil tinha que mostrar uma favela.

Subitamente todas as pessoas do mundo são visitadas por um ente querido, já falecido. Ele se apresenta como Karellen, o Supervisor para a Terra. Eles não estão invadindo, não estão ocupando, vieram apenas para ajudar, e rapidamente os visitantes, que a mídia batizou de Senhores Supremos, acabam com fome, pobreza, doença, guerras. A Terra se torna uma utopia, mas nem todo mundo está satisfeito.

Os governos mundiais não são mexidos, os Senhores Supremos só interferem quando negociações não adianta, como em Mogadíscio, onde as facções rivais não cessaram as revoltas, então a cidade foi colocada na escuridão, sem Sol por três dias.

vlcsnap-00008

Para se encontrar com Ricky a inteligência alienígena cria um quarto de hotel. Bela homenagem a 2001.

Karellen tem um confidente, Ricky Stormgren, fazendeiro no interior dos EUA que se torna um embaixador dos Senhores Supremos.

Nesse tempo todo não se sabe a aparência dos alienígenas, por 15 anos (no livro foram 50) eles permanecem ocultos, até que Karellen finalmente aparece, e sua forma espanta, apavora e intriga o mundo todo.

vlcsnap-00010

Senhores, não podem brigar aqui, é a Sala de Guerra!

Com o mundo vivendo em utopia, a ciência é cada vez menos explorada, os Senhores Supremos cuidam das nossas necessidades e a curiosidade científica está desaparecendo, é complicado pesquisar algo sabendo que os Senhores Supremos são dezenas de milhares de anos mais avançados, e têm todas as respostas, usando tecnologias indistinguíveis de mágica.

A minissérie terá 3 episódios de 1 h 20 min cada, dois já foram ao ar.

vlcsnap-00006

O texto manteve muito do material do livro original, mas foi atualizado e condensado. A essência está lá, uma ficção científica excepcionalmente inteligente, lidando com temas globais, na verdade universais, e que foge de todos os clichês de invasão alienígena, pewpewpew.

É uma justa homenagem, hoje, aniversário de Arthur C. Clarke.

O Fim da Infância passará no SyFy Brasil em breve, está indo ao ar nos EUA e na locadora do Paulo Coelho.

relacionados


Comentários