Meio Bit » Entretenimento » Disney criou um sabre de luz "de verdade" com... trenas

Disney criou um sabre de luz "de verdade" com... trenas

Patente de 2018 revela estudos da Disney para um sabre de luz retrátil e funcional, usando o princípio de uma trena comum

3 anos atrás

Muitas vezes, as melhores ideias são as mais simples possíveis, e a Disney está usando essa abordagem para resolver um velho problema de Star Wars no que diz respeito ao merchandising: disponibilizar um sabre de luz "de verdade" para os fãs, retrátil e com LEDs.

Até hoje, todos os produtos no mercado, para crianças ou não, se dividem em dois formatos: os com lâmina plástica rígida, tendo luz ou não, e os desmontáveis, para fins de usar a empunhadura na cintura, e permitem acoplar o feixe de luz com lâmpada para a ação. A proposta da Disney visa resolver esse dilema, usando um princípio bem simples.

Em breve você poderá ter um sabre de luz completamente funcional (Crédito: Reprodução/Lucasfilm/Disney)

Em breve você poderá ter um sabre de luz completamente funcional (Crédito: Reprodução/Lucasfilm/Disney)

Durante uma conferência virtual do Disney Parks, realizada no dia 8 de abril de 2021 para o lançamento de uma ala dedicada aos Vingadores e ao MCU no Adventure Park da Disneyland, Califórnia, o chefe da divisão Josh D’Amaro surpreendeu todo mundo quando sem aviso, sacou um sabre de luz consistindo apenas da empunhadura, e com um clique, estendeu a lâmina funcional, com luz e tudo.

Que a Disney Research, o braço de pesquisa formado por pesquisadores da companhia e de institutos de pesquisa parceiros, é povoada por aliens, androides e bruxos todo mundo sabe, mas muitos se esquecem que a força da casa do Mickey vem mesmo da Walt Disney Imagineering, ou WDI, o time de engenharia e P&D dedicado à tarefa mais importante do conglomerado, que é "fazer a magia funcionar".

É ela a divisão responsável por gerenciar toda a parte técnica invisível dos parques da Disney, e que gerencia boa parte das outras, incluindo a Walt Disney Studios, por ter sido a empresa original criada por Walt Disney para viabilizar a construção da Disneyland. Entre suas criações estão os famosos áudio animatrônicos, desde os usados nos filmes aos presentes nos parques, dos piratas ao Salão dos Presidentes.

Sendo direto, era óbvio que com a aquisição da Lucasfilm, a Disney em algum momento se voltaria para "consertar" o brinquedo mais desejado de 10 entre 10 fãs da franquia Star Wars, de todas as idades e gêneros. Tanto o sabre de luz com lâmina rígida quanto o desmontável não são práticos, e não incluem a "magia" necessária para causar reações de "uau" e "como fizeram isso?", exatamente o que aconteceu na apresentação surpresa de D'Amaro.

O mais surpreendente é descobrir que a Disney Imagineering usou uma solução bem simples para compor o sabre retrátil. Isto aqui:

 

O princípio é o mesmo, tanto que a Disney cita a trena no artigo como inspiração (Crédito: Divulgação/Grupo OVD)

O princípio é o mesmo, tanto que a Disney cita a trena no artigo como inspiração (Crédito: Divulgação/Grupo OVD)

Em uma patente submetida em 2018, a Disney descreve um método para a construção de um dispositivo com uma "lâmina retrátil iluminada internamente". O texto discorre sobre um mecanismo que usa duas fitas armazenadas na empunhadura, que são estendidas usando motores internos, na forma côncava de modo que uma se sobreponha à outra, fechando o corpo da lâmina.

Uma peça superior, ligada às fitas e que serviria como a cobertura, puxa também uma terceira de LEDs, que nem são nenhuma novidade e você pode comprar em qualquer lojinha.

Uma das imagens na patente descreve os mecanismos internos (Imagem: Reprodução/Google)

Uma das imagens na patente descreve os mecanismos internos (Imagem: Reprodução/Google)

A patente menciona o princípio de uma trena comum como a base do mecanismo. Enquanto dentro do corpo da empunhadura, as fitas da lâmina e a de LEDs permanecem enroladas, e só são esticadas com o acionamento por parte do usuário. A Disney apenas miniaturizou o item, colocou dois deles um de frente para o outro e alargou as cintas, para que elas fossem capazes de se sobrepor e fechar a lâmina.

Basicamente é algo assim, lembrando que a fita de LEDs é puxada junto pela cobertura, que não está visível na animação.

As fitas que compõem a lâmina do sabre de luz são translúcidas, para permitir que a luz dos LEDs a ilumine e o efeito seja visível, mas não se sabe ainda o quão rígida ela poderá ser, e se permitiria o uso do sabre de luz em simulações de batalhas e brincadeiras, ou se será apenas um prop de ponta (caro será de qualquer forma) mais voltado para colecionadores, atores e cosplayers.

De qualquer forma, o sabre de luz "de verdade" da Disney pode acabar se tornando o "killer app" do gênero entre os produtos de merchandising de Star Wars, sendo muito provavelmente disponibilizado primeiro dentro dos parques e depois chegando ao comércio em várias versões, mais ou menos caras, para todos os tamanhos de bolso e de usuários, de younglings e padawans aos velhos jedi de longa data.

Fonte: The Verge

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários