Meio Bit » Arquivo » Games » Samsung vai produzir chips para a AMD em 2016

Samsung vai produzir chips para a AMD em 2016

Segundo rumores, Samsung teria fechado acordo com a AMD para fornecer novos chips baseados na litografia de 14 nanômetros a partir de 2016.

8 anos atrás

samsung-amd

Como a Samsung não está fazendo tanto dinheiro quanto gostaria no mercado mobile (embora seja a única fabricante além da Apple que lucra no setor) a empresa busca ampliar seu escopo para outros setores, como por exemplo o de componentes. A Apple, cliente fiel, porém relutante e a nVidia não são suficientes para os coreanos, que agora teriam encontrado um novo parceiro de negócios: a AMD.

De acordo com o site sul-coreano Electronic Times a Samsung, em conjunto com a GlobalFoundries vão produzir novas CPU e GPUs para a principal concorrente da Intel já em 2016. A meta é desenvolver processadores baseados na arquitetura de 14 nanômetros da Samsung, utilizada no Exynos 7420; este SoC, que equipa a linha 2015 top de linha da empresa foi bastante elogiado por causa de sua performance, até porque ele não enfrentou nenhum concorrente à altura: a Qualcomm, que comeu bola no desenvolvimento do Snapdragon 810 viu o ano passar em branco, com muitos fabricantes preterindo seu chip de ponta com problemas de superaquecimento.

Empregar uma GPU de 14 nanômetros (codinome Greenland, segundo a fonte) será um grande avanço em relação à linha de chips Fiji utilizada em diversas placas de vídeo lançadas em 2015, que utiliza a arquitetura de 28 nanômetros. A AMD pode com a parceria diminuir a distância entre ela e a Intel, enquanto a Samsung adiciona mais um cliente à sua lista.

Claro, levemos isso como um rumor. Tanto a AMD quanto a Samsung não quiseram comentar o assunto.

Fonte: ET News.

relacionados


Comentários