Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google testa método para acessar sua conta sem uma senha

Google testa método para acessar sua conta sem uma senha

Novo recurso do Google em fase de testes permite autenticar login na conta através de notificação no smartphones, sem a necessidade de digitar senhas

8 anos atrás

xkcd-password

Lembrar de senhas é um tormento. Durante anos enfiamos na cabeça que quanto mais complexas mais seguras nossas passwords são, o que a tirinha do XKCD acima prova que não é bem o que acontece. No fim das contas acabamos com chaves tão complicadas que não nos lembramos delas, somos obrigados a anotar em papéis que teimam em desaparecer quando mais precisamos deles.

Quando utilizamos um aparelho novo, e precisamos da senha vem o tormento de sempre. O Yahoo! está trabalhando para driblar esse inconveniente, se propondo a enviá-la via SMS para os esquecidos, e o Google aparece agora com uma opção semelhante.

Alguns usuários de iOS e Android foram convidados por Mountain View para testar uma nova funcionalidade a fim de aumentar a segurança das contas dos usuários: toda vez que você realizar um login em um novo dispositivo, uma notificação será enviada para seu smartphone. Basta confirmar que é você mesmo e pronto, o acesso na nova localidade é liberado. E sua senha permanece segura, pois ela nunca foi digitada.

google-password-test

O Google entretanto está se precavendo contra algumas eventualidades. Sempre será possível entrar com a senha se seu smartphone estiver desligado ou longe de você; em caso de perda ou roubo é preciso acessar os controles de segurança de conta nas configurações e remover o dispositivo em questão; é possível desativar o recurso a qualquer momento e em caso de acesso suspeito, o Google exigirá a senha independente da funcionalidade estar ligada ou não.

Claro que ainda precisaremos das nossas senhas, mas e melhor uma opção assim que dá menos trabalho do que lembrar uma string gigante de letras e números toda vez, além do que previne riscos em máquinas que não são as suas. E como é uma notificação do Google Services, dribla até mesmo o SMS que o Yahoo! utiliza em sua solução, garantindo que todo mundo receberá a chave de acesso.

É sempre bom ter opções, e eu penso que tal solução é bem melhor do que ter que ficar lembrando onde diabos eu anotei aquela senha gigante na hora de logar em uma nova máquina. Se mais serviços aderirem a esse formato a gente só tem a ganhar.

Fonte: Reddit.

relacionados


Comentários