Meio Bit » Arquivo » Hardware » Internet das Coisas Questionáveis: frigideira com Bluetooth

Internet das Coisas Questionáveis: frigideira com Bluetooth

Útil ou não: conheça a Pantelligent, a frigideira com Bluetooth e sensores para ajudar os desprovidos a se virarem na cozinha com mais habilidade

8 anos atrás

pantelligent

Você, esperto leitor(a) do MeioBit já deve ter entendido que nós adoramos tecnologia, mas entendemos que nem tudo pode ser resolvido por traquitanas high-tech. Isso se aplica como uma luva à Internet das Coisas, o conceito de que tudo no futuro será inteligentificado para facilitar nossas vidas.

Só que ela se divide em dois segmentos: a feita por gente séria, como a IBM ou a PTC e a Internet das Coisas Inúteis, que inclui geladeira que tuíta, bomba esperta para encher bola, persiana online, escova de dentes conectada, bandeja de ovos que avisa quando um estraga, wearable anti-Cascão do Google, essas coisas.

A tal garrafa que avisa quando é hora de beber água tinha sido enquadrada nessa categoria, mas hoje reconheço que ela pode ser útil para pessoas que não percebem que estão se desidratando, velhinhos por exemplo. Já a Pantelligent me deixou na dúvida.

pantelligent-001

A proposta é tão simples quanto pode parecer: é uma frigideira equipada com um sensor de temperatura e um transmissor Bluetooth no cabo (usa duas pilhas AAA aliás), que se comunica com seu smartphone. A frigideira envia informações como a hora ideal para colocar óleo, virar o alimento e quando ele está no ponto, enquanto o app vem recheado de receitas. Claro, é possível fazer o que você quiser e não é preciso seguir tudo o que o app informa.

O que me deixou confuso em relação à Pantelligent é a abordagem: enquanto tal aparato possa ser desnecessário na mão de muita gente, para os mais desprovidos de talentos culinários ela pode ser uma mão na roda, principalmente se você está tentando fazer aquele bifão suculento chegar no ponto ideal. A frigideira informa exatamente a temperatura e tempo necessários para que a carne fique ao gosto do cliente.

carne

Carnívoros orgulhosos agradecem

Se você acha que a Pantelligent é uma boa aplicação da Internet das Coisas e gostaria de ter uma, basta desembolsar US$ 199 (envio apenas para os EUA). Já o app é compatível com iOS e Android.

Fonte: Pantelligent.

relacionados


Comentários