Meio Bit » Arquivo » Hardware » Londres testa painéis de e-ink em pontos de ônibus

Londres testa painéis de e-ink em pontos de ônibus

Isso é muito, muito legal. Estão testando em Londres totens nos pontos de ônibus com telas de e-ink conectadas por 3G que avisam entre outras coisas quanto tempo falta pro busão chegar. Isso seria deveras útil no Rio, onde os ônibus passam quando querem.

8 anos atrás

transport-for-london-e-ink-displays-3

A vantagem de não seguir a linha FMDO que é tão popular na internet é que quando surge algo como esse projeto dá pra se derramar em elogios. A idéia, sendo testada em Londres é simples, eficiente, inteligente, excelente.

Em vez de ficar imprimindo placas com horários dos ônibus, sujeitos a mudanças (bem menos que no Rio onde as linhas do Centro mudam quase diariamente), usaram telas de e-ink igual nos Kindles da vida. 

Essa tecnologia consome ZERO energia quando está exibindo informação, a mudança de tela gasta quase nada e baterias duram a noite toda, carregadas de dia por um painel solar. Um módulo 3G interliga o totem com uma central, que por sua vez pega dados dos ônibus. Cada painel nos pontos mostra o tempo que cada ônibus levará até chegar no ponto.

As características dessas telas são excelentes, a ausência de cor e incapacidade de exibir vídeos as tornam ideais para esse tipo de informação sem transformar o ponto de ônibus em uma penteadeira de dama que troca favores por dinheiro. Quanto a vandalismo, a resposta foi simples: os responsáveis afirmaram que o vandalismo é muito, muito pequeno e de qualquer jeito quando as pessoas vêem algo que é útil, tendem a respeitar e proteger.

Lá, com certeza.


BBC — London bus stops embrace e-paper

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários