Meio Bit » Arquivo » Indústria » CES 2016 — Intel aposta em IoT e na tecnologia RealSense em seu keynote

CES 2016 — Intel aposta em IoT e na tecnologia RealSense em seu keynote

Confira como foi o keynote da Intel na CES 2016, com destaque para IoT, tecnologia RealSense, tênis com solados impressos em 3D, um capacete de segurança com realidade aumentada e um Segway que se transforma em um robô pessoal.

8 anos atrás

intel_keynote_ces_brian_krzanich

No começo de seu keynote na CES, o CEO da Intel Brian Krzanich deu o tom que seria seguido em toda a apresentação, dizendo que a tecnologia em si não é o nosso foco. Valorizamos a experiência mais do que os produtos”. Krzanich mostrou várias novidades desenvolvidas pela Intel com vários parceiros, começando com um vídeo onde drones faziam as vezes de fogos de artifício, sincronizados ao som da Quinta Sinfonia de Beethoven.

A palestra foi dividida em três partes, esportes e games, saúde e bem estar e criatividade, e apesar de muitas coisas já terem sido mostradas no keynote de Krzanich na IDF em agosto, tudo parece estar mais refinado, embora algumas tenham poucas aplicações práticas. Assim como na IDF, a aposta é no IoT e na tecnologia RealSense.

Na parte de jogos e games, o foco foram as câmeras RealSense, e como o uso das câmeras RealSense para retirar o fundo da imagem de um jogador em uma transmissão de um gameplay para o Twitch ou o YouTube, sem a necessidade de usar uma tela verde, e a inclusão do rosto do CEO como avatar em games. Nas palavras de Krzanich: a experiência de jogar não deve ser apenas imersiva, e sim algo pessoal.

O CEO da Intel mostrou a tecnologia FreeD, que permite ajustar o ângulo de um replay em uma transmissão esportiva em tempo real. O FreeD estará disponível no primeiro momento para jogos de basquete, mas que em breve a tecnologia será utilizada em outros esportes.

A tecnologia RealSense também foi demonstrada no drone Yuneec Typhoon H, que tem uma câmera 4K e é capaz de desviar de obstáculos em tempo real. O controle remoto tem uma tela que mostra a visão do drone em todos os momentos.

intel_keynote_ces_bikes_realsense

Na segunda parte da palestra, o foco foi bem estar e saúde. O presidente da ESPN John Skipper anunciou que os próximos X-Games terão bicicletas equipadas com o módulo Intel Curie para análise de estatísticas, e o CTO da RedBull Media House Andreas Galli mostrou como o Curie pode ajudar o treinamento de atletas que fazem freestyle.

Para demonstrar o Radar Pace, uma espécie de Siri embarcada em um óculos criado em parceria com a Oakley, Krzanich recebeu no palco o tricampeão do Iron Man, Craig Alexander, que mostrou como funciona o sistema. O óculos tem fones de ouvido, microfone e uma assistente pessoal no estilo Siri que é acionada por voz e te dá dicas sobre o seu treinamento. O produto deve ser lançado este ano, mas ainda não tem preço.

O próximo convidado foi o CEO da New Balance, que falou sobre a nova subsidiária da empresa, a Digital Sport, que pretende usar impressões 3D para o design de tênis. O sistema usa a câmera RealSense para fazer um modelo da sola, assim o usuário pode ter um calçado personalizado para o seu pé. Os tênis poderão ser impressos nas lojas ou até mesmo na casa, se o cliente tiver uma impressora 3D.

intel_keynote_ces_bikes_capacete

O capacete desenvolvido pela Intel em parceria com a Daqri é bem interessante, e tem um visor que usa realidade aumentada para mostrar instruções de reparo, e até mesmo uma visão termal para aumentar a segurança do eletricista.

Na terceira e última parte da apresentação, Krzanich convidou ao palco AR Rahman, o compositor vencedor do Oscar por Quem Quer Ser um Milionário (Slumdog Millionaire), que mostrou como é possível tocar músicas sem instrumentos, usando apenas os sensores e produtos da Intel. Ele também mostrou um vídeo da Lady Gaga, que está trabalhando com a Intel para apresentar alguma novidade misteriosa na premiação do Grammy em fevereiro.

intel_keynote_ces_segway_robo

A novidade mais interessante (e prática) da noite, foi um Segway que se auto-equilibra e que foi criado em parceria com a Ninebot, uma subsidiária da Xiaomi, e que tem um truque na manga: se transforma em um robô pessoal que tem câmeras RealSense como olhos. O robô Segway é open source, e pode ser equipado com braços. Aguarde um post só sobre ele, pois este robô merece.

Antes de terminar, Krzanich ainda falou sobre o esforço que a Intel tem feito para se tornar uma empresa mais inclusiva, dizendo que 43% das novas contratações feitas pela empresa este ano foram de mulheres e minorias não representadas, além do investimento para mudar a cadeia de produção de materiais para componentes, anunciando que 100% dos produtos da Intel até o fim do ano estarão livres de conflito.

intel_keynote_ces_ar_rahman

O final do keynote teve o show de AR Rahman (infelizmente sem a Lady Gaga), em uma apresentação meio bizarra onde alguns músicos tocavam simplesmente fazendo gestos no ar. Cada pessoa na plateia recebeu uma pulseira equipada com um Intel Curie, e no final da apresentação, participou do número musical, ainda que de forma tímida.

Para ver o keynote na íntegra, é só clicar abaixo.

Intel Newsroom 2016 CES: Highlights of Intel Ceo Brian Krzanich's Keynote

relacionados


Comentários