Meio Bit » Games » Grupo diz que pirataria de games no PC está perto de acabar

Grupo diz que pirataria de games no PC está perto de acabar

Grupo especializado em quebrar a trava de jogos diz que se os sistemas de proteção continuarem evoluindo no ritmo atual, em breve a pirataria para PC irá acabar. Será?

8 anos atrás

just-cause-3

Durante muitos anos vimos várias empresas vociferando contra a pirataria, afirmando do alto de sua arrogância que o mais novo sistema de DRM criado por elas seria o suficiente para impedir que hackers conseguissem rodar seus jogos sem precisarem pagar por eles, só para poucos dias depois (as vezes antes mesmo dos títulos chegarem ás lojas) não termos a menor dificuldade para encontrar cópias plenamente funcionais em qualquer canto da internet.

Essa briga de gato e rato durou bastante tempo e embora hoje não vejamos uma postura tão dura por parte das empresas — que pelo jeito se convenceram de que o melhor é entregar serviços com o maior nível de qualidade possível, além de contar com a ajuda da distribuição digital — isso não quer dizer que elas tenham desistido de tentar proteger suas criações.

O curioso é que dessa vez não são as editoras de games que estão tentando vender a ideia de que em breve não será possível piratear um jogo para PC, mas sim um grupo especializado justamente em distribuir jogos desta maneira e o motivo para eles pensarem assim atende pelo nome Denuvo.

Este sistema de proteção contra cópias apareceu recentemente em jogos como o FIFA 16 e Just Cause 3, e apesar deste último ter sido lançado há algumas semanas, até agora ninguém conseguiu descobrir uma maneira de executá-lo sem ter uma cópia original.

Segundo um dos membros de um fórum chinês especializado no assunto, se a encriptação continuar avançado no ritmo atual, não deverá demorar mais do que dois anos até que não reste mais nenhum jogo pirata no mundo (que dó, não acha?!).

Vale citar que algumas pessoas já conseguiram piratear outro jogo que utiliza a trava, o Dragon Age: Inquisition, mas desde então os responsáveis pelo Denuvo melhoraram muito o sistema e a missão dos pirateiros acabou se tornando bem mais difícil, o que nos faz questionar até quando eles insistirão.

Para ser sincero, eu não acredito que isso irá acontecer, mas o que realmente me assusta é pensar que mesmo com as inúmeras promoções realizadas constantemente em lojas de distribuição digital e com jogos sendo vendidos por valores irrisórios, ainda existam pessoas que prefiram recorrer à pirataria.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários