Meio Bit » Hardware » CES 2016 — lagarta de brinquedo ensina programação a crianças pequenas

CES 2016 — lagarta de brinquedo ensina programação a crianças pequenas

Fisher-Price apresenta lagarta de brinquedo que ensina noções básicas de programação para crianças a partir de três anos

8 anos atrás

fisher-price-code-a-pillar

Programar é preciso, já cansamos de dizer. Mas o que precisamos entender é que o ato de desenvolver não pode ser apenas algo que se ensina em cursos técnicos ou em universidades, e sim seus princípios básicos devem ser ensinados o mais cedo possível. Não no intuito de formar novos desenvolvedores e sim para ensinar raciocínio lógico, gestão de crise e solução de problemas, conceitos essenciais na vida de todo mundo.

Craig Federighi, da Apple defende que a programação é tão importante quanto a alfabetização e ele não está errado, quando mais cedo se ensinar melhor. A Fisher-Price, uma das maiores fabricantes de brinquedos concorda com esse pensamento, já que na CES 2016 apresentou a Code-a-Pillar, a lagarta acima que ensina conceitos básicos aos pequenos que mal saíram das fraldas.

A ideia por trás da Code-a-Pillar não é formar Stallmans mirins (até porque Odin nos defenda, tudo menos isso), mas sim ensinar conceitos simples de programação em blocos, ensinando crianças a criar um “programa” de curso para a minhoquinha. Funciona assim: cada segmento do brinquedo é pré-programado com uma ação específica (seguir em frente, virar para a direita, para a esquerda, tocar um som, etc.) e podem ser conectados em qualquer ordem. Ao ser ligado, o brinquedo escaneia os segmentos, determina a ordem das ações e executa a “programação” definida.

CNET — Fisher Price Code-a-Pillar lets you plug and program a little robot friend

A Code-a-Pillar é voltada para crianças de 3 a 8 anos, e um app para os pequenos mais velhos inclui desafios para eles resolverem ao programar o brinquedo.Ele chegará às lojas dos EUA em junho e o conjunto com oito segmentos custará míseros US$ 50, uma pechincha se considerarmos a bagagem que ele traz consigo. Três módulos com comandos adicionais serão vendidos separadamente por US$ 15 cada.

Francamente, vale a pena. Um brinquedo do tipo pode ser muito útil não só para futuros programadores, mas para crianças em geral aprenderem desde cedo a solucionar problemas. E por 50 dólares nem vai doer no bolso.

Fonte: TechTimes.

relacionados


Comentários