Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google agora permite que devs criem códigos promocionais de apps

Google agora permite que devs criem códigos promocionais de apps

Apesar das limitações, Google passa a permitir que desenvolvedores criem códigos promocionais para a aquisição de apps e conteúdo adicional na Play Store

8 anos atrás

google-play-store

Pode parecer estranho para um usuário de iOS, mas códigos promocionais nunca foram uma sensação no Android. Você sabe, aquele recurso onde você recebe uma chave, resgata através do iTunes e pode baixar determinado software. Os desenvolvedores não tinham a liberdade de criar eles mesmos suas chaves e distribuí-las, a opção só estava disponível para códigos que adicionam créditos na carteira.

Agora o Google finalmente fez algo a respeito, e vai passar a permitir que os devs ofereçam um número limitado de chaves para potenciais usuários.

Mountain View pretende expandir a forma como os desenvolvedores e usuários interagem com a lojinha do Android, e permitir mais formas para a aquisição de apps e games pagos do que apenas gastar dinheiro é algo muito interessante. Ainda assim a novidade será introduzida pelo Google de forma bem controlada, haverão alguns limites que os desenvolvedores deverão respeitar.

Para começar, o dev interessado em criar uma chave de acesso a seu software deverá acessar este link para gerar os códigos, observando as seguintes regras:

  • os códigos podem ser desenvolvidos para apps e games pagos, inclusive para compras in-app; por outro lado não é possível adquirir períodos de assinatura ou itens inativos;
  • o desenvolvedor só poderá criar 500 códigos por trimestre (divididos por igual entre apps/games e compras in-app), e os não-resgatados serão desativados após o período;
  • os códigos podem ser estendidos para uma validade customizada de acordo com a vontade do desenvolvedor (por exemplo, uma chave pode durar durante o período de um evento) para o máximo de um ano.

 
É uma boa principalmente para aumentar as opções de como adquirir apps, embora a ideia do Google não é vendê-los em larga escala dado o limite de 500 códigos, mas pode ser interessante para o organizador de um evento ou mesmo para o dev que precisa convencer um pequeno círculo a testar sua nova aplicação paga ou um novo conteúdo em seu game.

Fonte: Phandroid.

relacionados


Comentários