Meio Bit » Hardware » E a França se rendeu ao padrão de teclado errado (descobriram 130 anos depois)

E a França se rendeu ao padrão de teclado errado (descobriram 130 anos depois)

Padrões de teclado. Quem diria, algo que funciona melhor no Brasil do que na França: nós temos 3, mas ao menos não são como o abominável AZERTY. Clique e conheça um pouco dessa monstruosidade, só não pergunte como ele durou 130 anos.

8 anos atrás

montypythonandtheholygrail

Padrões são coisas excelentes, por isso temos tantos. O Brasil por exemplo tem três padrões de teclados principais, o US International, o ABNT e o ABNT2. Nos primórdios da informática era pior ainda, praticamente nenhuma impressora suportava caracteres acentuados e sobrava pros softwares, cada um implementando a própria solução. Em alguns casos uma cedilha significava imprimir um “C”, voltar a cabeça de impressão um caractere e imprimir uma vírgula em cima.

Digamos assim: se você não sabe o que é isto:

mode con cp prep=((437)c:\dos\ega.cpi)
keyb gr,,c:\dos\keyboard.sys
chcp 437

ou isto

country=049,,c:\dos\country.sys
device=c:\dos\display.sys con:=(ega,437,1)
install=c:\dos\nlsfunc.exe c:\dos\country.sys

Você é feliz.

Mesmo nos teclados US International, acentuação é algo bem simples, em geral é acento + letra e pronto, mas a França não poderia deixar de ser diferente e, enquanto o mundo inteiro adotava teclados QWERTY, algum francês desocupado inventou um padrão próprio, o AZERTY. Isso foi na última década do Século XIX, e ele persiste até hoje.

AZERTY

Pior: o AZERTY não é padrão oficial, apenas de facto. Pior do Pior: existe AZERTY Francês e AZERTY Belga.

clavier-virtuel

O funcionamento é bem simples, lógico e intuitivo.

Para gerar um caractere com acento circunflexo, por exemplo "ô" você aperta ^ e em seguida o caractere a acentuar.

Já um caractere com acento agudo, "ó" primeiro você tecla ALT + A e em seguida o caractere. Isso no Windows, no Mac é Alt + Maj + &, seguido do caractere a acentuar. No AZERTY belga o acento agudo é Alt Gr + ù, seguido do caractere.

O til é mais intuitivo ainda: Alt Gr + é, seguido da letra.

Existe uma tecla dedicada ao ù, caractere que só é usado em uma palavra do idioma francês. Já œæ, usados direto, não possuem tecla. Pontos e vírgulas precisam de shift.

Essa zona persistiu por mais de 100 anos e, para desespero dos próprios franceses, que são obcecados em preservar a linguagem, as pessoas estão começando a escrever sem acento nas interwebs da vida, por causa da dificuldade com os teclados. Isso fez com que a Association Française de Normalisation se coçasse. Estão estudando propostas e querem ainda em 2016 oferecer um novo padrão de teclado.

E se você ainda tem alguma dúvida do rebuceteio que é o AZERTY, olhe com atenção o teclado acima. Ele tem DUAS teclas pro caractere ^.

Fonte? The Next Web.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários