Meio Bit » Arquivo » Cultura » Tarantino confirma que seus filmes compartilham o mesmo Universo

Tarantino confirma que seus filmes compartilham o mesmo Universo

Para surpresa de absolutamente ninguém Quentin Tarantino confirmou que seus filmes existem dentro de um mesmo Universo. A única novidade é que ele explicou as inconsistências, como a Noiva e Mia Wallace serem a mesma atriz.

8 anos atrás

kill-bill

Uma oportunidade perdida, muito triste na dramaturgia brasileira é a quase inexistência de crossovers e, em maior extensão, de universos compartilhados. Normalmente isso demanda esforços logísticos e diplomáticos, mas com boa vontade acontecem.

Aqui a briga de egos faz com que personagens excelentes de novelas e minisséries sejam esquecidos. O ego dos autores prefere que ninguém mais mencione o personagem, a deixar que outro autor o escreva.

Nos quadrinhos Universos compartilhados são a norma, por mais que uma aventura seja isolada ela acaba sendo mencionada e tendo repercussões em outros títulos. Na TV isso acontece bastante em franquias. Shows que dividem o mesmo Universo:

  • JAG, NCIS, NCIS Los Angeles, NCIS New Orleans, Havaí 5-0 e… Scorpion;
  • CSI, CSI: NY, CSI: Miami, Cold Case e Without a Trace;
  • Lei e Ordem, Lei e Ordem SVU, Lei e Ordem CI, Lei e Ordem Trial by Jury, Lei e Ordem UK, Lei e Ordem LA, Homicídio, New York Undercover, Chicago Fire e Chicago PD.

No cinema temos o óbvio Universo Cinematográfico Marvel, com também o Universo dos filmes do Kevin Smith, além de Machete e os filmes Spy Kids.

pulp_fiction06_www_h-is-this-secret-technique-why-quentin-tarantino-s-films-are-so-powerful

De todos o mais divertido é o Universo dos filmes de Quentin Tarantino, pois ele não deixa explícito que seus filmes se passam no mesmo Universo, mas é igual quando aqueles dois do escritório estão tendo um caso e somente os dois em todo o Cosmos acham que estão sendo discretos. Um exemplo: em Django Livre a esposa de Django, que ele leva o filme todo para salvar é uma escrava que trabalhou para um casal de alemães, que a batizou com um nome germânico: Broomhilda Von Shaft. Tarantino se apossou de um dos personagens mais fantásticos chutadores de bunda dos filmes de Blaxploitation e fez dele descendente de sua personagem.

Vic Vega, de Cães de Aluguel e Vince Vega, de Pulp Fiction são irmãos.

Agora em uma entrevista Tarantino confirmou o óbvio, e explicou uma inconsistência que deixava os fãs loucos: todos os filmes existem no mesmo Universo, mas alguns são… filmes. From Dusk Till Dawn e Kill Bill são filmes dentro do filme. A descrição do piloto do seriado que Mia Wallace faz em Pulp Fiction bate certinho com Kill Bill.

Assim quando vemos a Beatrix Kiddo não é a Uma Thurman fazendo a personagem, é a Uma Thurman fazendo a Mia Wallace fazendo a Beatrix Kiddo em Kill Bill, um filme que os personagens de Pulp Fiction assistiriam.

E por falar em assistir, assista o excelente curta Tarantino's Mind, com Selton Mello e Seu Jorge, onde boa parte da mitologia do Universo Tarantino é destrinchada.


HUNGRYMANTV — Tarantino's Mind

Fonte: Dazed.

relacionados


Comentários