Meio Bit » Indústria » Alphabet, a dona do Google, ultrapassa o valor da Apple e é a maior empresa do mundo

Alphabet, a dona do Google, ultrapassa o valor da Apple e é a maior empresa do mundo

Apple deixa de ser a maior empresa do mundo em valor de mercado: após a divulgação de relatório financeiro, a holding Alphabet — dona do Google — ultrapassou a Maçã de Cupertino com vantagem de meia Petrobras. Por algumas horas.

8 anos atrás

Laguna_Steve_Jobs_Eric_Schmidt_peq

Steve Jobs (Apple) e Eric Schmidt (Google) durante a MacWorld 2007, o lendário evento que apresentou o revolucionário iPhone ao mundo (crédito: Business Insider)

Bolsa de Valores. Ações. Especulação. Em empresas saudáveis, que não sofram com a corrupção estatal generalizada que arrasou com o valor de mercado da Petrobras, a divulgação dos resultados financeiros no trimestre indica se o investidor deve manter ou vender suas ações.

A Alphabet, holding dona do Google, acaba de divulgar o resultado financeiro do quarto trimestre de 2015, o primeiro após a reestruturação.

Laguna_Google_Earnings_Q4

Google, uma empresa Alphabet (crédito: Tech Crunch)

Embora a Alphabet toda tenha tido receita de 21,32 bilhões de dólares; o Google foi responsável pela maior parte dessa receita trimestral. Durante o anúncio do relatório financeiro, o CEO do Google Sundar Pichai ressaltou que sete produtos Google têm mais de um bilhão de usuários cada: o Gmail, Google Search, Android, Google Maps, Chrome, YouTube e a Google Play.

Outros projetos da holding, como o carro autônomo do Google e aqueles balões provedores de internet, representaram perda operacional de US$ 3,56 bilhões e receita de somente 448 milhões de dólares.

Laguna_Alphabet_Org_Chart_v2

Estrutura da holding Alphabet (crédito: Ars Technica)

Com a reestruturação do Google e a fundação da Alphabet, a holding vem recomprando ações entre os investidores. Como não é todo mundo que quer vender, após o anúncio dos resultados financeiros positivos a empresa hoje (01/02) conseguiu se valorizar ao ponto de valer mais que a toda poderosa Apple.

No pico, a Alphabet teve um valor de mercado avaliado em 544 bilhões de dólares contra os atuais US$ 534 a 535 bilhões da Apple, meia Petrobras de diferença. No fechamento da bolsa de Wall Street, a Alphabet ficou cotada em “apenas” 518 bilhões. Uma variação de uma Petrobras e meia num único dia.

Vejamos se amanhã e no futuro o Google — digo, a Alphabet — vai conseguir ultrapassar (ou não) a Apple em valor de mercado. E manter o título de maior (e mais valiosa) empresa do mundo. Em 2011 a Apple ultrapassou a Exxon Mobil e desde então tem se mantido no topo desse patamar especulativo de companhias com capital aberto.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários