Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Seagate sofre processo por problemas em seus HDs

Seagate sofre processo por problemas em seus HDs

HDs de 3 TB da Seagate estão sendo acusados de apresentarem problemas com pouco tempo de uso.

8 anos atrás

seagate com problemas

Varias coisas mudaram para o fotógrafo com a chegada da fotografia digital. Novos termos surgiram, novas tecnologias, novas práticas e até uma nova linguagem. Uma destas novas coisas é a necessidade de fazer backup dos arquivos digitais. Tudo bem, o backup faz parte da vida de todo mundo que trabalha com computador, mas agora o fotógrafo possui a necessidade de cópia de uma grande quantidade de arquivos.

Aqui em casa tudo possui três cópias. Assim que o cartão de memória sai da câmera ele é descarregado no computador principal. Do computador principal ele é copiado para dois HDs externos. Depois que o trabalho é finalizado e o cliente já levou o produto que comprou as fotos são apagadas do computador principal. Nos dois HDs externos são apagados os RAWs e os JPEGs que não foram utilizados, ficando apenas o que foi escolhido e editado pelo cliente. Essas duas cópias vão ficar ali por um prazo de 5 anos. Se o HD está lotado eles são guardados e outros dois são adquiridos (geralmente com capacidade de 2 TB). Quando o HD completa 3 anos ele é aposentado e outros são comprados para substituí-los. Ou seja, é um trabalho sem fim.

Aqui no estúdio todos os HDs são Seagate. Por esse motivo é que essa notícia pode ser preocupante para mim. A Seagate está sendo alvo de uma ação coletiva (nos Estados Unidos) onde consumidores afirmam que a empresa não consegue cumprir as promessas sobre a qualidade de seus produtos. A ação aponta seu dedo principalmente para as unidades Barracuda de 3 TB e a unidade externa Backup Plus de 3 TB. A reclamação é que essas unidades falharam com pouco tempo de uso causando a perda de dados dos usuários.

Outra acusação da ação é que a Seagate enviou unidades defeituosas como substitutos das unidades que deram problemas. Outra indicação de que existe algo errado na empresa é a análise da Blackblaze (empresa de armazenamento na nuvem) que testou a confiabilidade de 49 mil HDs nos últimos 3 anos e determinou que os Seagate de 3 TB estão entre os menos confiáveis.

E agora? A indicação mais confiável é: se você tem um HD de 3 TB da Seagate como única fonte de backup de seu material, então é melhor pensar em outra solução (um HD reserva ou armazenamento na nuvem), pois colocar todos os ovos em uma cesta (que pode estar furada) não é uma boa ideia.

Fonte: Techspot

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários