Meio Bit » Filmes e séries » Fãs restauram versão original de Star Wars: Episódio IV

Fãs restauram versão original de Star Wars: Episódio IV

A long time ago… grupo de fãs restaura cópia original em 35 mm de Star Wars: Episódio IV, com qualidade impecável e sem alterações de George Lucas

8 anos atrás

star-wars

Um pedacinho do pôster original; clique para vê-lo inteiro

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante ao ser lançado nos cinemas de todo o mundo Star Wars deixou uma geração inteira maluca e extasiada. O filme de George Lucas, um completo desconhecido conquistou corações e mentes, ditou os rumos de como seriam os filmes de fantasia espacial dali para a frente e claro, se tornou uma franquia de estrondoso sucesso. Mesmo com O Império Contra-Ataca sendo o melhor de todos os filmes e o Episódio VIII ter finalmente colocado um sorriso na cara de todos que queriam ver uma aventura como ela deve ser, quase todo mundo concorda que o Episódio IV: Uma Nova Esperança é mágico, especial. Uma tempestade perfeita, como diz o Cardoso.

O problema é que o original MESMO, aquele que foi exibido nos cinemas na época, o que se chamava apenas Star Wars virtualmente não existe mais. Lucas tanto fez e aconteceu, mexeu até não poder mais em todos os filmes da primeira trilogia que as versões “vanilla”, as nuas e cruas desapareceram. Hoje só residem em velhas fitas cassete e rolos de 35 mm que o tempo está consumindo.

De todos os três o Episódio IV é talvez o mais neglicenciado. Lucas sempre se recusou em relançá-lo remasterizado em toda a sua glória, da forma como ele foi originalmente exibido em 1977. A desculpa para isso é que na cabeça do cineasta, o velho filme “não existe mais”. Lucas sempre considerou as revisões e atualizações como melhorias, ajustes em suas obras para chegar a um ponto que ele gostaria de ter atingido na primeira tacada, mas não pôde por fatores diversos. Ele sempre afirmou que a versão definitiva da Trilogia Original é a presente na Edição Especial, lançada nos anos 1990 e que incluiu CGs, novas cenas e fez Greedo atirar primeiro, algo pelo qual os fãs nunca perdoaram Lucas.

O tempo passou, George Lucas pulou fora, a Disney entrou no jogo e revitalizou a franquia, mas os velhos originais permaneciam esquecidos. E se os donos da marca não estão interessados em atender um velho desejo dos fãs, eles mesmos colocam a mão na massa. Foi o que aconteceu.

Um grupo chamado Team Negative1, embora desconfiem de que ele seja formado por apenas um cara (o tal de Mr. Black) lançou o que muitos fãs estão considerando a versão restaurada mais perfeita do Episódio IV conhecida, chamada de Silver Edition. Segundo Black tudo começou em 2009, quando ele adquiriu cópias relativamente bem conservadas do filme em 35 mm em inglês e espanhol, e começou o longo e árduo trabalho de escanear e escalonar cada frame da película. A empreitada foi épica e o resultado pode ser conferido abaixo, em comparações com Blu-ray oficial:

TheStarWarsTrilogy.com — Team Negative One's Star Wars vs Vs official Bluray 01

TheStarWarsTrilogy.com — Team Negative One's Star Wars vs Vs official Bluray 02

Não ficou convencido? Então que tal estas imagens que mostram com mais clareza onde George Lucas mexeu?

SW-Comparison-3-1

SW-Comparison-1

SW-Comparison-2

SW-Comparison-5-1

SW-Comparison-7

E claro, a mudança mais infame:

SW-Comparison-4-1

O filme pode ser facilmente encontrado na Locadora do Paulo Coelho, e por enquanto a Lucasfilm ou a Disney não abriram a boca para comentar. Claro que há algumas imperfeições como falha nas cores e outros danos que as películas sofreram nesses quase 40 anos, mas particularmente acho que os envolvidos no projeto merecem um contato ao menos para discutir suas capacidades de restauração.

Quem não deve mesmo ter gostado dessa história é o George Lucas, mas como ele não pita mais nada…

Fonte: Entertainment Weekly.

P.S.: vale lembrar que existe também a Star Wars Despecialized Edition, a trilogia clássica completa também sem nenhuma das alterações incluídas posteriormente por Lucas. Vale a conferida.

relacionados


Comentários