Meio Bit » Arquivo » Mobile » Pague suas compras com uma selfie (ou quase isso)

Pague suas compras com uma selfie (ou quase isso)

MasterCard vai introduzir método de autenticação de compras via smartphone que precisa apenas de uma selfie; novidade entra no ar no 2º semestre

8 anos atrás

selfie-girls-shopping

Imagine a cena: você está no caixa de uma loja para pagar suas compras. Você saca o smartphone (o que está se tornando comum) para realizar a procedimento, mas ao invés de verificar sua identidade através de sua digital, você tira uma selfie e pronto, operação realizada com sucesso.

Maluquice? Não para a MasterCard.

Com a evolução dos smartphones e a possibilidade de pagar suas contas com eles, é interessantes termos novas e mais formas de autenticação. A biométrica, através do leitor de impressões digitais é muito boa mas só está presente ou nos iGadgets ou em Androids de ponta, enquanto que modelos intermediários e de entrada não contam com essas características.

Isso não é interessante para as operadoras financeiras, que preferem um cenário onde mais e mais pessoas possam fazer suas compras sem depender de aparelhos de ponta. Assim a MasterCard estuda métodos de autenticação variados que podem ser utilizados de diversas formas. Uma delas é o reconhecimento facial: o recurso chamado de Selfie Pay irá solicitar que o usuário tire uma foto com a câmera frontal de seu dispositivo. De acordo com o presidente de Soluções de Segurança da MasterCard Ajay Bhalla, o algoritmo utilizado é preciso e não se deixaria enganar por uma foto, por exemplo por exigir que o usuário pisque. Da mesma forma o recurso também não aceitaria vídeos, segundo o executivo.

Segundo Bhalla o Selfie Pay não entrará em ação sempre, apenas quando o app da MasterCard julgar necessário. Além disso o recurso poderá ser utilizado com outras formas de autenticação que a empresa estuda adotar, como a leitura de digitais e reconhecimento do ritmo cardíaco, algo muito mais restrito por conta d a quantidade ínfima de smartphones equipados com um monitor do tipo. E embora não mencionado escaneamento de retina também seria uma boa forma de reconhecimento, penso eu.

A MasterCard informa que o Selfie Pay já foi testado nos EUA e Países Baixos, e a partir do segundo semestre será disponibilizado no Reino Unido e mais 14 países.

Fonte: Financial Times (paywall).

relacionados


Comentários