Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic: primeira câmera doméstica do mundo com filmagem 6K?

Panasonic: primeira câmera doméstica do mundo com filmagem 6K?

Panasonic estaria preparando uma câmera mirrorless doméstica com filmagem em 6K. Será que precisamos de tudo isso?

8 anos atrás

panasonic_6K

Vocês me conhecem. Eu não gosto de publicar rumores, mesmo que digam terem vindo de fontes confiáveis (alguns se realizam e outros não). Mas, esse tem toda a cara de ser real (ou não). Alguns anos atrás, quando a filmagem invadiu as câmeras reflex, foi um rebuliço no mundo da produção de vídeo. As câmeras reflex filmavam com qualidade Full HD e custavam uma fração das câmeras de vídeo profissionais. Muita gente investiu e começou a produzir vídeos de alta qualidade.

Porém, a tecnologia se desenvolve e, o que era bom alguns anos atrás, agora é simplesmente o feijão com arroz. A bola da vez agora é o 4K. Resolução gigantesca e que pouca gente pode usufruir efetivamente até o momento. Players e TVs são muito caros, mas para quem está produzindo o vídeo é uma mão na roda. Melhor qualidade, menor perda na hora da edição e um resultado final melhor, mesmo que a resolução tenha que ser diminuída para o produto final (DVD, Blu-ray). A gente nem se acostumou ainda com essa bodega e os caras já querem dar o próximo salto.

Um relatório, supostamente vindo da Panasonic, divulgado pelo site japonês Nikkan, deu conta que a empresa estaria preparando uma câmera, a ser lançada ainda no ano fiscal de 2016 (que vai até março de 2017), que vai entregar ao consumidor a capacidade de filmar em 6K. Isso mesmo meus amigos, uma câmera mirrorless voltada ao consumidor doméstico com filmagem em 6K. Isso é possível já que a Panasonic foi pioneira em entregar a primeira câmera mirrorless a fazer a filmagem em 4K.

A nova câmera seria capaz de fazer vídeos em 6K com 30 frames por segundo e em 4K com 60 frames por segundo. Além disso, teremos a possibilidade de capturar fotos de até 18 megapixels dos quadros da filmagem (muita gente afirma que isso poderia colocar um fim em fotografia de eventos).

O que existe de concreto nisso? Quase nada, mas não ficaria surpreso se realmente acontecesse. Pelas características do equipamento, essa câmera poderia ser a GH5 a ser revelada no mês de setembro da Photokina em Colonia. Temos que esperar para ver.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários