Meio Bit » Fotografia » Você pode ser um fotógrafo, mas você é um artista?

Você pode ser um fotógrafo, mas você é um artista?

Fotografia é arte? Toda fotografia pode ser considerada arte? Você é um fotógrafo, mas é um artista? Perguntas complicadas e com respostas mais complicadas ainda.

8 anos atrás

Roger Ballen - você é um artista

Essa é a pergunta de um milhão de neuras. Vejo muita gente confundindo arte com fotografia. Profissionais que sempre colocam a palavra arte em sua propaganda, ou dizem fazer arte para seus clientes ou simplesmente acreditam que toda fotografia pode ser enquadrada como arte simplesmente por ser perfeita do ponto de vista técnico. Quando tinha meus 25 anos entrei em crise por conta disso. Olhei todas as fotos que fazia e fiquei me imaginando morto e as pessoas tentando me definir por conta de minha produção fotográfica. Foi nesse momento que tudo mudou.

Passei a estudar o sentido das coisas, e não apenas a técnica fotográfica. Passei a utilizar a fotografia para questionar, causar sentimento ou simplesmente satisfazer minha visão deturpada da realidade. Nesse momento você percebe, sem sombra de dúvidas, que a fotografia não é arte. Ela é apenas uma técnica, uma reação química/física sem alma ou sentimento. Mas, você pode utilizar essa ferramenta para fins artísticos. Nesse ponto o mundo se ilumina para o fotógrafo/artista e ele percebe que o importante é o conceito envolvido na imagem e não a imagem em si. Equipamento, lentes e outros penduricalhos não importam quando o conceito é forte. Pois é ele que vai mover sua produção.

A pergunta que está no título deste texto foi feita pelo fotógrafo Roger Ballen em um vídeo onde lista 7 pensamentos que você deve ter para se tornar um fotógrafo e um artista. Ballen é um fotógrafo americano famoso que vive em Joanesburgo, África do Sul. Suas fotos são muitas vezes referida como “dark”, e ele diz que suas imagens se referem ao “lado sombrio” da humanidade.


COOPH — You May Be A Photographer, But Are You An Artist?

Os sete pensamentos descritos no texto são bem simples.

1. O propósito da arte

Boas fotografias ficam na mente. Permanecer no inconsciente deveria ser o propósito da arte. Essa é a primeira pedrada do mestre. Pense na infinidade de fotos que você viu nos últimos anos e tente lembrar como algumas delas podem ter te marcado. “Por que alguns trabalhos se prendem a mente? Por que alguns trabalhos são passageiros? Se você reflete sobre isso, então talvez você seja um artista.”

2. Redefina o seu mundo

Como você define alguma coisa? Se você redefinir a sua compreensão de palavras, então você pode ser um artista.” Sempre procurar a compreensão das coisas além do que é óbvio. Tentar ver pelo véu da realidade é muito importante.

3. Relações visuais

Quando você aprender a ver as relações viscerais fortes e complexas, além das palavras, então você pode ser um artista.” Fotografia é expressão pela imagem, sem palavras. Conseguir se expressar através da complexidade da imagem é fundamental.

4. A visão é única

Quando você aprende a cada momento é crucial, e que nenhuma imagem pode ser repetida, então você pode ser um artista.”

5. Pesquisa Dentro de Você

Você precisa viajar profundamente dentro de si mesmo para criar uma boa imagem.”

6. Viaje através de sua mente

Se você pode deixar preceitos de lado e viajar através de sua mente, então pode ser que você seja um artista.”

7. Enfrente seus medos

Se você enfrentar seus medos, isso certamente vai ajudar seus esforços artísticos.”

A lição não é fácil de ser compreendida. A jornada é longa e árdua mas a recompensa é infinitamente valiosa.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários