Meio Bit » Arquivo » Games » Cities: Skylines e Minecraft estão ajudando no planejamento urbano

Cities: Skylines e Minecraft estão ajudando no planejamento urbano

Documentário mostrará que jogos como o Minecraft e o Cities: Skylinesestão sendo usados para urbanizar cidades e torná-las lugares melhores.

8 anos atrás

cities-skylines

Acho que eu nunca vou entender o que me atrai tanto em jogos que nos colocam para construir e gerenciar cidades. Desde a primeira vez que joguei um SimCity, lá no Super Nintendo, fiquei fascinado por poder ver as cidades evoluindo, nos obrigando a cuidar dos mais variados aspectos e tentando não estourar os cofres públicos, mas ainda assim, admito que esse tipo de jogo não é para qualquer um e que as vezes chego a pensar que é uma perda de tempo jogar algo sem um objetivo final.

Enfim, a verdade é que embora nenhuma de nós se tornará prefeito apenas por dedicar algumas horas a um jogo como o Cities: Skylines, um documentário produzido na Suécia mostrará como a criação da Colossal Order poderá ajudar a cidade de Estocolmo a se tornar um lugar melhor.

Com o nome de My Urban Playground, a produção que falhou em sua tentativa de financiamento pelo Kickstarter e encontrou apoio da Paradox Interactive falará sobre como o jogo foi utilizado para melhorar o sistema de transporte da cidade e como títulos como o Minecraft estão servindo para ajudar diversos profissionais da área a encontrarem nos games ótimas ferramentas de auxílio.

Desde o lançamento do Cities: Skylines no ano passado temos visto nossos criativos jogadores usando-o para criar milhares de coisas diferentes, desde traçados rodoviários inteligentes até a simulação de tráfego e a recriação de cidades reais inteiras,” disse a diretora de operações da Paradox, Susana Meza Graham. “Não chega a ser uma surpresa que entre os milhões de jogadores, tenhamos muitos arquitetos, planejadores urbanos, funcionários públicos e muito mais pessoas que encontraram paralelos entre o jogo e suas vidas profissionais.  Trabalhar com a [produtora] Luckyday para capturar esse novo projeto aqui na nossa cidade tem sido uma experiência maravilhosa e estamos ansiosos para compartilhar os resultados com o mundo.

Gravando durante dois anos, os responsáveis pelo documentário conversaram com políticos, jogadores e pessoas influentes na indústria de games para descobrir como a “gamificação” está influenciando no planejamento urbano de algumas cidades e o seu lançamento está previsto para acontecer ainda este ano.

Dizer que os games podem ajudar em algo tão importante pode parecer uma tremenda presunção, mas vale citar que engines de games tem sido utilizadas para a criação de maquetes virtuais e que no Quênia a ONU prometeu utilizar o Minecraft para urbanizar uma região de Nairóbi e por isso torço para que o My Urban Playground sirva para abrir a cabeça de alguns governantes.

http://www.youtube.com/watch?v=cLXhPmaGS8ELuckydaySE — My Urban Playground Trailer 2016

relacionados


Comentários