Meio Bit » Arquivo » Internet » TV alemã ensina presidente turco como a banda toca

TV alemã ensina presidente turco como a banda toca

O presidente da Turquia não gostou nada de um vídeo com uma parodia zoando seu governo. Mandou retirar do ar imediatamente, só que quem subiu o vídeo foi a Alemanha e Berlim só aceita ultimatos se vierem em papel timbrado e entregues pela 101ª Aerotransportada.

8 anos atrás

cr_10039_04

A Alemanha é conhecida por muitas coisas. A qualidade de sua engenharia e sua ciência, sua cerveja, a beleza de suas mulheres, a eficiência de suas estradas, uns dois lapsos morais na primeira metade do século passado, mas se há algo que a Alemanha não traz nenhuma fama é seu humor.

A única ameaça à supremacia germânica é a Turquia, mais precisamente seu governo, na figura de Recep Tayyip Erdoğan, um sujeito que entre primeiro-ministro e presidente está no poder desde 2003. Ele consegue fazer a Alemanha ser o Lado Monty Python da história. A Alemanha, um país — e isso é sério — onde há cursos para as pessoas aprenderem a rir.

A Turquia vive uma esquizofrenia de ser membro da OTAN, profundamente ocidentalizado mas tem toda uma queda por um totalitarismozinho. Veja alguns exemplos só do MeioBit, que está longe de seguir atentamente a geopolítica internacional, mas respingou até aqui:

O Erdoğan não tem NENHUM senso de humor e consegue aceitar críticas pior que vlogueiro de Minecraft. Ele vive processando gente por charges e até comentários no Twitter. Ele já processou outro político por tê-lo chamado de ladrão e aspirante a califa. Se Maluf e Lula processassem todo mundo que os chama de ladrões eles estariam ricos.

Capture d’écran 2014-03-23 à 21.06.38

Ok, mais ricos ainda.

Pior, como todo bom déspota (aliás que fim levaram os Déspotas Esclarecidos, hoje só temos essas cavalgaduras) Erdoğan criou um culto de personalidade, que rende barbaridades como um imbecil que processou a própria esposa por ter ofendido o presidente.

O efeito colateral disso tudo é que o déspota começa a acreditar na própria propaganda. A última foi um vídeo do programa de humor Extra 3, da Norddeutscher Rundfunk. É uma edição com musiquinha engraçadinha falando do Erdoğan e a situação na Turquia. O negócio não chega aos pés do Tá no Ar, claro, em termos de humor é tão ruim que é apenas 10 vezes mais engraçado que Legendários, mas foi o suficiente pro Erdoğan subir nas tamancas.

O governo turco chamou o embaixador alemão e EXIGIU que o vídeo fosse removido. Apesar de não ter dado muito certo quando foi usada em 6 de junho de 1944, a resposta da Alemanha foi a mesma.

Exige? Você e que exército?

A Alemanha respondeu que não há chance de interferir com o conteúdo do programa: a liberdade de expressão é algo inegociável. O tal programa pro sua vez começou a zoeira (sempre ordeira e sóbria, é zoeira germânica) no Twitter e no Facebook. Também aproveitaram e atualizaram o vídeo com legendas em inglês e turco:


extra 3 — Song: Erdowie, Erdowo, Erdogan | extra 3 | NDR

O que dizer depois disso? Parabéns para a Alemanha e CHORA ERDOGAN!

Erdogan_Cry

relacionados


Comentários