Meio Bit » Arquivo » Games » Em breve todos os Xbox One serão um kit de desenvolvimento

Em breve todos os Xbox One serão um kit de desenvolvimento

Microsoft anuncia na BUILD 2016 que em breve todos os Xbox One poderão ser utilizados como um kit de desenvolvimento e usuários deverão ganhar bastante com a novidade.

8 anos atrás

xbox-one

Quem acompanhou o anúncio e o lançamento do Xbox One provavelmente lembra das muitas promessas que foram feitas e que acabaram não sendo cumpridas e dentre elas, uma das que sempre achei mais interessante foi a de que todos os consoles serviriam como um kit de desenvolvimento.

Aquilo tinha o potencial de fazer com que a plataforma se tornasse a queridinha dos desenvolvedores independentes, afinal acabaria com boa parte da burocracia necessária para lançar um programa ou jogo para o console, como por exemplo ter que pedir um kit oficial à Microsoft, mas felizmente essa barreira está perto de cair.

Durante o Microsoft BUILD 2016 realizado esta semana a fabricante anunciou que no nosso verão eles finalmente permitirão que cada Xbox One possa ser utilizado como um kit de desenvolvimento, o que na opinião do responsável pela divisão, Phil Spencer, será a maneira da empresa “dar poder a todos os desenvolvedores do planeta”.

Aqui vale uma observação. Para publicar um jogo no Xbox One o desenvolvedor precisa fazer parte do programa ID@Xbox e todas as criações terão que ser aprovadas previamente pela Microsoft, o que normalmente leva duas semanas para acontecer. Porém, caso o título não receba o aval da empresa, ele ainda poderá ser disponibilizado através da Windows Store.

Mas voltando ao acesso ao recurso, na verdade ele já está disponível através do sistema de preview do videogame, mas fica o aviso para aqueles que estiverem pensando em testá-lo: existe uma boa chance de que tudo o que você tiver baixado no console seja apagado caso decida testar a novidade antecipadamente.

Enfim, quem testou o modo de desenvolvimento garante que sua utilização é bem simples, com o Universal Windows Platform ficando responsável por boa parte do trabalho e os comandos podendo ser dados com o controle ou utilizando o Kinect, como pode ser visto na demonstração abaixo.

Jeffrey Grubb — Microsoft demos Xbox One Dev Mode

Com isso, acredito que o Xbox One tem tudo para se tornar uma plataforma muito mais interessante no futuro e como a Microsoft ainda revelou uma ferramenta que permitirá que jogos mais antigos como o Age of Empires II HD se tornem multiplataforma, minha impressão é de que o console ficará cada vez mais parecido com um PC e não sei como isso pode ser algo ruim.

Fonte: GameInformer.

Leia também:

relacionados


Comentários