Meio Bit » Arquivo » Engenharia » A História da Fordita

A História da Fordita

Fordita — é alienígena? É illuminati? Qual a origem deste misterioso mineral? Para tristeza do History a origem é a mais besta possível mas não deixa de ser bem curiosa. Clique e confira.

8 anos atrás

Tg2u-lCE

Linda pedra, não? A natureza produz coisas fantásticas, mas esses padrões são tão diferentes que dão a impressão que há uma inteligência por trás deles. Afinal, que combinação de circunstâncias poderia produzir algo assim?

Veja outra:

Fordite_3

Mais alguns exemplos desse estranho mineral:

Fordite-1
fordite-2
Tg2u-lCE
tumblr_lqeg2dtbIy1qlaowe

O nome disso é Fordita, um dos raros minerais que conseguimos criar sem ajuda de explosões nucleares. Sua origem é bem mais modesta, mas também interessante. O que parece ser uma pilha de camadas pintadas é exatamente isso. Fordita é feita de tinta.

Na Velha Detroit (velha mesmo, não a do Robocop, que é a nossa) seguia-se a regra do Henry Ford: o cliente pode escolher o carro da cor que quiser, desde que seja preto. Um belo dia provavelmente um hipster diferentão decidiu que queria um carro diferente: achou uma oficina, convenceu os caras a dar uma demão de tinta e logo todo mundo passou a querer carros coloridos.

As montadoras foram atrás e hoje você não compra um carro preto, isso é pra pobre. Consumidor rico chique e exclusivo compra sua Pálio 1,0 L em Black Piano. Ou Preto Chamonix. Ou Preto Nothura. Ou Preto Obsidien. Ou Preto Ninja.

Na época o trabalho de pintura nas montadoras era feito à mão, e o desperdício era enorme: a maior parte da tinta acabava nas paredes nos pulmões e, mais importante no nosso caso, nos trilhos por onde as carrocerias deslizavam. Como ninguém limpava as camadas de tinta iam se acumulando, pressionadas pelos roletes e só quando atrapalhavam realmente a passagem dos carros eram removidas, na base do martelo e cinzel, pois estavam duras feito pedra.

Alguém viu as pedras jogadas no canto do galpão, achou que o filho hippie pararia de fumar maconha por alguns minutos para fazer artesanato com aquilo, e o resto é História.

Fordite-jewelry-from-automotive-paint-by-the-Fordite-Queen-on-Etsy-760x307

Fonte: site oficial.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários