Meio Bit » Ciência » Isqueiro de Plasma?

Isqueiro de Plasma?

Gás? Fósforo? Não viva na Idade da Pedra, acenda seu cigarro com um isqueiro de plasma!

8 anos atrás

Eu não fumo, mas esse é o tipo de gadget que eu compraria. Preenche o principal requisito de novidade nerd: resolve o mesmo problema de um equipamento tradicional, mas com uma solução desnecessariamente complicada e diferente. Conheça o isqueiro de plasma!

isqueiro de plasma / reprodução

No caso, em vez de gás e pederneira, como um Zippo qualquer, ele usa uma bateria e um gerador de alta voltagem para criar dois arcos voltaicos entre os eletrodos. Como o ar ionizado é extremamente quente, ele funciona para acender coisas, igual a um isqueiro tradicional.

Quanto custa? Aqui você acha um a US$ 40,00. Veja funcionando:

Segundo o vídeo, o isqueiro é carregado por USB e acende 200 vezes por carga da bateria. A bateria aguenta umas 200 cargas, então, a corrida entre isqueiro e câncer será apertada.

Ah sim: há um truque ali. Olhando superficialmente parece que ignoram a regra básica dos Ghostbusters e cruzam os feixes, o que no caso seria fisicamente impossível, pois o eletrodo oposto está mais próximo que o de baixo.

O truque é simples: o eletrodo de cima e o de baixo do lado oposto são energizados, o arco é formado. A corrente é cortada, os eletrodos inversos são energizados. Isso se repete em alta frequência e nossos olhos acham que os dois estão acesos ao mesmo tempo, mas somente uma perna de cada vez do "x" está ligada de cada vez.

Com informações: Reddit

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários