Meio Bit » Entretenimento » “Ela é azul” — em 1961, Yuri Gagarin fazia a primeira órbita em torno da Terra

“Ela é azul” — em 1961, Yuri Gagarin fazia a primeira órbita em torno da Terra

Hoje é o Dia do Cosmonauta — no dia 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin tripulava a Vostok 1, cápsula que dava a primeira órbita em volta do planeta Terra com um ser humano à bordo!

8 anos atrás

Hoje é feriado nacional. Na Rússia. Motivo? Há exatos 55 anos, no dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a tripular o pioneiro vôo no espaço à bordo da cápsula Vostok 1.

Laguna_Vostok-1

A cápsula Vostok 1 não era lá muito confortável (crédito: The Long Shot)

Dez minutos após deixar o Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, o foguete se separa da cápsula e esta entra em órbita. Órbita terrestre baixa, com apogeu de 327 quilômetros de altitude e perigeu de 169 km.

Laguna_Vostok_1_orbit

Órbita completa da cápsula Vostok 1 (crédito: Space Exploration)

A comunicação com a terra era algo meio precário: no máximo algumas frases do cosmonauta foram captadas pela transmissão de rádio VHF, ele conseguia ser mais eloqüente pelo telégrafo à bordo mesmo. Orbitando a costa de Angola, começou a manobra de desaceleração da Vostok 1.

Era para o módulo de serviço se separar do módulo de reentrada dez segundos após o acionamento dos retrofoguetes mas ambos os módulos inexplicavelmente ainda se encontravam unidos por alguns fios. A cápsula girava. Próximo ao Egito, eles se soltam. Começa a reentrada.

Laguna_Yuri Gagarin_TIME_magazine_cover

Crédito: TIME (reprodução)

Yuri Gagarin teve que suportar 8 G nas rotações do módulo esférico de reentrada, mas ainda se encontrava consciente. A 7 km de altitude a escotilha da Vostok 1 era ejetada; dois segundos depois, Gagarin também. A 2,5 km de altitude é acionado o paraquedas da Vostok 1. O cosmonauta acionou o dele logo depois e após dez minutos já estava no chão, a 280 km do local planejado. Próximo a uma fazenda.

Ainda vestindo o traje espacial, bate à porta do fazendeiro desconfiado e a filha deste ao lado.

Não fiquem com medo: sou um cidadão soviético como vocês. Vim do espaço e preciso usar seu telefone para ligar para Moscow!

Gagarin ficou em órbita no espaço por 1 hora e 48 minutos. Isso é pouco mais que First Orbit, o documentário abaixo. Disponível na íntegra, de graça. Recomendo.

Fonte: First Orbit.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários