Meio Bit » Ciência » Ciência responde pergunta milenar: é melhor Cuspir ou Engolir?

Ciência responde pergunta milenar: é melhor Cuspir ou Engolir?

É uma das grandes questões da Humanidade. Qual o correto? Cuspir ou Engolir? Agora parece que temos uma resposta. Um grupo de cientistas realizou experimentos e conseguiu determinar qual a reação ideal. Clique e veja se você está fazendo certo.

8 anos atrás

81-O-ZS0tOL

É uma questão fundamental, para a qual não havia resposta correta. Uma amiga certa vez respondeu dizendo se for bom eu engulo se for ruim eu cuspo mas nem sempre dá pra ser simples assim. Por isso a Universidade de Birmingham resolveu tirar isso a limpo, e os resultados foram publicados em uma pesquisa.

A questão é: consumir bebidas esportivas afetam a performance de atletas? E se não beberem, apenas gargarejarem e cuspirem em seguida?

A questão é pertinente, bebidas esportivas contém carboidratos e elétrólitos, que as plantas adoram.

2499217-7593-rec

O cientistas descobriram que ao consumir bebidas com maltodextrina, um tipo de açúcar, o atleta se sente mais motivado e menos cansado. Experimentos com ciclistas, que infelizmente não envolveram vivissecção mostraram que eles conseguem melhor performance, por mais tempo do que atletas que consomem apenas água.

Só há um problema: essas bebidas são bem calóricas, e atividades como esgrima, que não consomem tantas calorias acabam sendo prejudicadas. O sujeito corre risco de engordar ao encher o rabo de Gatorade. A menos que haja uma alternativa.

Foi o que a pesquisa descobriu: testando atletas que gargarejavam por cinco segundos com uma bebida esportiva, e em seguida cuspiam. O grupo de controle fazia o mesmo, mas com água. Em seguida realizavam exercícios de esgrima.

tumblr_inline_mi8ebjCH7e1ryopvb

Depois que o laboratório ficou parecendo o restaurante favorito do Zé de Abreu, os resultados foram tabulados, a pobre Consuela passou um pano com álcool no chão e tudo ficou claro: o ganho de performance continuava.

A conclusão é que os cérebros dos atletas eram bem burros, o mecanismo de recompensa ativado pelo açúcar nas bebidas não dependia do real consumo. Era imediato, então podia ser enganado. Consumir a bebida ou cuspir dava no mesmo, e era benéfico.

Claro, atletas com consumo alto de energia se beneficiam mais engolindo, até pela hidratação, já outros se beneficiam cuspindo. Portanto, seja feliz, faça o que for melhor para você, mas seja educado: se for cuspir não faça cara feia, isso ofende o assistente que te ofereceu o Gatorade. E não seja como o Jean e o Zé: a regra é clara: no cabelo não.

tumblr_static_filename_640_v2

Fonte: The Conversation.

relacionados


Comentários