Meio Bit » Arquivo » Ciência » Elon Musk tem um grande problema…

Elon Musk tem um grande problema…

Elon Musk tem um problema, maior que os 99 de muita gente. Ele está recuperando com sucesso os primeiros-estágios de seus foguetes, e está ficando sem espaço. Ele brincou sobre isso no Twitter, mas até o final do ano ele terá (se tudo der certo) 14 foguetes no estacionamento.

8 anos atrás

5jcsat_first_stage_land_2

A SpaceX fez de novo. Pousou de novo na balsa, digo, Drone Ship, mas dessa vez foi quase uma surpresa. A culpa foi da carga, o satélite japonês JCSAT 14, que apesar das piadas não tem nada de pequeno. Com 4.696 kg de massa, é preciso uma quantidade absurda de energia para colocar esse bicho em órbita, o que significa que o Falcon 9 precisava gastar mais combustível e acelerar mais. 

Até Elon Musk, o eterno otimista deu 50% de chance de conseguirem pousar. A reentrada do primeiro estágio aconteceu no dobro da velocidade normal. Ao invés de 3.600 km/h o primeiro estágio desceu a 7.200 km/h. A queima de desaceleração que normalmente é feita com um dos nove motores Merlin precisou de 3, o que significa 3× mais combustível que a SpaceX não tem sobrando. Bem, graças ao Fator de Encagaçamento que todo bom engenheiro coloca em suas projeções, tudo deu incrivelmente certo.


SciNews — SpaceX Falcon 9 landing, May 2016

Aí começa o problema de Musk. Esse é o terceiro Falcon 9 que a SpaceX recupera, algo que as empresas aeroespaciais nunca fizeram. A idéia da SpaceX é manter uma frota de foguetes e só construir novos quando os antigos chegarem ao limite de sua vida útil, que passa fácil de 10 lançamentos. Só que por enquanto não se sabe nem se eles aguentam um único novo lançamento.

Musk tem que continuar construindo novos foguetes E guardar os antigos enquanto os recondiciona e contrata um daqueles guris que ficam em sinais para passar aquela esponja sebenta e limpar a fuligem.

Isso significa mais espaço. Bastante espaço. As pessoas costumam se enganar com os vídeos, não há escala, mas o Falcon 9 é um bicho grande. Veja comparado com a Estátua da Liberdade e aquela mosca que o Jeff Bezos chama de foguete:

KPLHqiD

Isso é grande? Vejamos:

160419-spacex2-630x434

301180_orig

24038722499_34c10216a3_o
 
FYvrC

É, o bicho é grande, e se a taxa de sucesso se mantiver, até o final do ano serão mais 11 lançamentos da SpaceX, sem contar com o teste do Falcon Heavy, mais 3 primeiros-estágios para guardar. Musk vai precisar de um armazém muito, muito grande.

landing

Talvez ele possa usar o espaço que tinha planejado para guardar os Tesla 3 fabricados, já que não vai sobrar nenhum. Esse aliás é outro problema de Musk, com mais de 500 mil carros reservados, ele já avisou: quem quiser receber seu Tesla 3 em 2018 é melhor encomendar já. E nem é falta de incentivo, há relatos de que Elon Musk montou uma mesa no final da linha de montagem do Tesla 3 e tem até um saco de dormir, passando várias noites na fábrica.

Viram? Todo mundo tem problemas.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários