Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung lança um necessário cartão micro-SD de 256 GB

Samsung lança um necessário cartão micro-SD de 256 GB

A Samsung anunciou um cartão micro-SD de 256 GB. É lindo, uma monstruosidade 4× o tamanho de meu SSD, mas será que faz sentido ter um cartão tão grande? Depende do seu caso.

8 anos atrás

dsc_0228-edit

Antigamente a gente raramente perdia um disquete. Mesmo os de 3½ eram fáceis de organizar. Hoje mídia física é uma piada. CDs não dão pra nada, DVDs com 4,7 GB? Quá. Nossos usos são cada vez mais vorazes, apesar da insistência da Apple em empurrar iPhones de 8 GB para os mercados “emergentes”.

Celulares que gravam em 4K, câmeras com trocentos megapixels, e foi-se o tempo em que uma viagem inteira cabia em um cartão de 16 MB. Não estou reclamando, não sinto a menor falta de celular que fazia foto a 640×480, e apesar da praticidade de minha querida Cybershot U20…

sony202

Hoje em dia não dá para viver com fotos assim:

134604670_4d26cc1c97_o

1.600 × 1.200, feita com uma Cybershot U20, excelente pequena câmera, para a época.

Por isso talvez o “infelizmente” do título tenha sido forçado. Ok, até removi, mas não consigo ver só vantagens, nisto:

Samsung-EVO-Plus-256GB-microsd

A Samsung diz que o novo cartão consegue armazenar 12 h de vídeos em 4K, com velocidade de leitura de 95 MB/s, gravação de 90 MB/s, atendendo aos requisitos dos cartões UHS-1 Classe 10, etc, etc. Ele também é à prova d'água, à prova de magnetismo, à prova de temperatura, à prova de raios X, a Samsung só não testou se é à prova do Izzynobre mas nada resiste na mão daquele cupim-de-ferro.

O preço sugerido é de US$ 249,99. Profissionais acharão excelente mas é mesmo?

Cartões muito grandes geram um péssimo hábito: a gente esquece deles e quando dão problema, ou perdemos, perdemos toneladas de dados. 12 h de vídeo em 4K em um cartão do tamanho da minha auto-estima é excelente, mas será TÃO inconveniente levar 4 cartões de 64 GB? Lotou, guarda numa caixinha, ou na carteira, ou na bolsa do assistente de câmera.

Esse cartão é excelente, mas para casos como um robô-submarino, ou um nano-satélite. Para uso doméstico faz muito mais sentido 4 de 64 GB. Assim se um dos marimbondos-gigantes que habitam Maricá roubar sua câmera, não perderá todas as fotos das férias.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários