Meio Bit » Arquivo » Cultura » Amy Winehouse — Before Frank

Amy Winehouse — Before Frank

Before Frank é um projeto que vai transformar em livro dois ensaios fotográficos feitos pelo fotógrafo Charles Moriarty antes de a cantora Amy Winehouse se tornar famosa. Vale a pena dar uma olhadinha.

8 anos atrás

Amy Winehouse_beforeFrank

Quando comecei na carreira de fotógrafo (20 anos já) eu fiz muita foto para bandas de rock aqui da cidade. Muitos eram meus amigos e eu precisava treinar (além de gostar muito de música). O tempo passou e essa provou não ser uma área muito lucrativa na fotografia, mas ainda mantenho o hábito de aparecer nas apresentações. Olhando o acervo construído na época, a maior parte dos grupos desapareceu, mas alguns ainda se mantém firmes e fortes no circuito regional. Olhar essas fotos é uma verdadeira viagem no tempo onde posso vislumbrar épocas mais inocentes e constatar a implacável passagem dos anos.

Infelizmente nenhum dos grupos que fotografei chegou ao estrelato. Uma pena, mas existem fotógrafos que tiveram mais sorte. Um exemplo muito bacana de sorte (lembrando que sorte nada mais é do que a oportunidade aparecendo para a pessoa bem preparada) aconteceu com o fotógrafo irlandês Charles Moriarty. O rapaz teve a oportunidade de fotografar, em 2003, a então jovem cantora Amy Winehouse, que contava com 17 anos de idade. Foram duas sessões fotográficas durante o período de promoção de seu primeiro álbum de estúdio, lançado também em 2003 e intitulado Frank.

Amy Winehouse_beforeFrank2

Uma das sessões aconteceu em Londres e a outra em Nova Iorque. Mesmo com toda comoção causada pela morte da cantora em 2011, o fotógrafo só divulgou as imagens em abril deste ano com o propósito de levantar dinheiro para a publicação de um livro com esse acervo histórico. O nome do projeto é Before Frank. Pois bem, encerrou-se hoje a companha no Kickstarter e Moriarty conseguiu levantar 30 mil libras para tirar seu projeto de publicação do papel.

Moriarty justifica a realização do projeto: Quero que ela seja lembrada como a garota divertida que conheci. Ela era intensa, talentosa e muito viva. Quero que as pessoas compartilhem dessa minha visão. Que olhem para essas fotos e vejam a juventude alegre registrada nas imagens.


Between Friends — "Before Frank", unseen portraits of Amy Winehouse by Charles Moriarty

Embora muitos no Brasil não entendam a importância da Cultura, esse tipo de projeto existe para manter viva a memória do próprio desenvolvimento da cultura e de seus artistas. Amy Winehouse foi uma estrela que queimou e desapareceu muito rápido. Aqui está uma oportunidade de conhecer a menina, a pessoa, antes de se tornar o mito.

relacionados


Comentários